“A escola não tem que ser carrancuda.” (Crédito: Danil Verpa/Folha)

“Para aprender, é necessário fazer perguntas desafiadoras, em busca de respostas com sentido. O que eu chamo de enfrentar as boas encrencas”. Há 30 anos, Tião Rocha está à frente de processos alternativos de educação. Fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e premiado em 2007 como Empreendedor Social do ano, ele se autodenomina antropólogo por formação e educador popular por opção política. “Romper significa correr o risco de aprender o novo. Vale tudo para ensinar uma criança e evitar a morte cívica dela”, acredita.

Toca o sinal, 50 minutos, toca o sinal de novo, mais 50 minutos… Sai uma turma, entra a outra turma, depois mais uma. Todos andam em fila indiana. Em entrevista ao NET Educação, Rocha fala sobre construir caminhos alternativos ao modelo escolarizado atual, mais focado no ensino popular e com desenvolvimento comunitário a partir da cultura. “As crianças que vão para a escola podem aprender no seu tempo, brincando, de forma alegre e prazerosa? A escola não tem que ser carrancuda.”
Leia também:
NET Educação – O CPCD fez 30 anos em janeiro. O que de principal vocês aprenderam com as práticas de educação alternativa?
Tião Rocha – Desde a criação, a ideia foi ser um lugar de aprendizagem e nunca abrimos mão disso. O que significa? Para aprender, é necessário fazer perguntas desafiadoras, em busca de respostas com sentido. O que eu chamo de enfrentar as boas encrencas. A primeira pergunta que me fiz, há 30 anos, foi: é possível fazer educação sem escola? Quando se faz uma pergunta, tem que buscar respostas novas.
NET Educação – Qual foi a resposta que obteve?
Rocha – Percebi, por exemplo, que na cidade de Curvelo (MG), haviam muitas crianças e poucas escolas. E a evasão nessas escolas era alta, pois elas não provocam o interesse em estar lá, e os alunos não querem ficar. Quando sentei com outras 26 pessoas para conversar,  percebemos que tínhamos ideias e experiências sobre nosso passado, do que foi nossa educação e que precisávamos aprender a fazer algo novo. Desconstruir toda a lógica pela qual nos ensinaram, a formalidade, a coisa pronta, e criamos uma experiência. Ao final, conseguimos responder: sim, é possível fazer educação embaixo de um pé de manga.
NET Educação – O que é educação para você?
Rocha – Educação é uma coisa que só acontece no plural. Necessário no mínimo duas pessoas. O que essas pessoas têm que estabelecer é a aprendizagem, uma troca do que tem pelo o que não tem. Descobri que é possível fazer educação sem escola, mas os educadores são essenciais. E onde estão? Não estão formando bons educadores. Como podemos fazer? Isso virou um projeto. A pedagogia da roda é uma política pública, foi para 25 cidades, cinco estados e três países [Angola, Guiné-Bissau e Moçambique], além do Brasil.
NET Educação – Vocês trabalham com uma metodologia própria de ensino. Fale um pouco sobre isso.
Rocha – À medida que fomos nos perguntando, levava a uma ação. Foi gerando instrumento de avaliação e monitoramento. Vai consolidando e sistematizando, e construímos pedagogias. A primeira, a pedagogia da roda, trata-se de que tudo começa e termina numa roda. Espaço onde pessoas se olham e não têm quem manda. Todos estão envolvidos na mesma causa, em um processo permanente de diálogo.
NET Educação – Ainda tem a pedagogia do brinquedo.
Rocha – Isso. Próxima pergunta: as crianças que vão para a escola podem aprender no seu tempo, brincando, de forma alegre e prazerosa? Na escola, é uma coisa meio militarizada, uniforme, andar em fila, numa fôrma, essa maluquice. Fomos para o campo, juntei cento e tantos meninos de sete a 14 anos. Fiz a proposta de aprender brincando e todos toparam. Um ainda perguntou “cadê os brinquedos?”. Respondi que não tinha e que no dia em que não conseguíssemos mais construir os próprios brinquedos, eu compraria. Nunca precisei comprar. Eles inventam todos que precisam. Vão desenvolvendo habilidades. Tudo o que ele tem na escola: história geografia, mas também ética, solidariedade… A escola não tem que ser carrancuda.
NET Educação – O que é necessário pensar e ter para o desenvolvimento das formas alternativas de educação?
Rocha – Já sabemos que o modelo da escola não corresponde à necessidade do aluno. Seletivo, excludente e marginalizador. Esse sistema está falido e se mantém. Por que não se sabe fazer outro? Mas tem muita experiência que é possível fazer para uma educação básica de qualidade e para todos. Mesmo a universidade, em termos educacionais, também não saiu da caixa. Romper significa correr o risco de aprender o novo, o não feito ainda. E o que já foi feito pode continuar a ser feito, mas avançando. Temos um mundo conectado e ficamos sabendo de experiências boas a toda hora, no mundo inteiro.
NET Educação – Uma das questões também é valorizar a diversidade cultural brasileira. Por que isso é importante?
Rocha – Isso é o obvio. Já que a identidade do povo é sua marca registrada, sua diversidade. Temos que valorizar, porque somos isso. Se tivéssemos na Finlândia, onde o povo é mais semelhante, seria de outra forma. O problema é quando essa diversidade brasileira é transformada em desigualdade. O diferente você respeita e os desiguais você domina. Há modelos que estabelecem hierarquias: gordos e magros, feios e bonitos, etc. Olhar para o povo com possibilidade rica e única de conviver, aprender e disponibilizar tudo isso, é essencial.
NET Educação – Outra coisa que vocês acreditam é em comunidades educativas. Como elas se dão?
Rocha – Em Moçambique, as pessoas sofrem muito de melancolia. Mas conheci uma comunidade que tinha brilho nos olhos e me contaram que “foi depois da escola”. Era um casebre de pau a pique, de palha, todo mundo sentado no chão. Quem construiu foi o “seu” Antônio, que me contou que precisavam de muita coisa quando voltaram do pós-guerra. Então, começaram a se dividir para reconstruir os espaços. Depois que ele levantou a escola, não tinha professor. Então, foi de casa em casa perguntando: o que o senhor sabe fazer nessa comunidade? Convocou cada um a ensinar o que sabia, plantar em machamba, torrar caju, fazer tecido… Um mês depois apareceu a professora que queria dar aula e não tinham mais horários. “Aprendemos que para educar uma criança, é necessária toda uma aldeia”, ele disse para mim.
NET Educação – E você aplicou isso por aqui?
Rocha – Sim, no Vale do Jequitinhonha, em 2003, pegamos os dados oficiais da [cidade de] Aracuaí, e apenas 3,3% dos alunos que passaram oito anos na escola foram considerados suficientes. Sendo que 60% estavam em um estado crítico, uma massa falida. Então, como fazemos para reverter esse lugar da morte cívica? Juntei nossa turma e criamos uma UTI educacional. Fomos para a comunidade e de porta em porta, perguntar o que o senhor ou a senhora pode fazer para tirar os meninos do lugar? Resultado: todos saíram da insuficiência, aprenderam ler, escrever, e fazer as quatro operações. Vale tudo para ensinar uma criança e evitar a morte cívica dela.
Tião Rocha explicou sobre outras metodologias alternativas de ensino. Saiba mais abaixo:
Pedagogia do abraço – “Surgiu em função de uma experiência com os meninos mais maltratados e marginalizados. Percebemos que os jovens precisavam ter uma discriminação positiva: para quem teve menos na vida, precisávamos dar mais. Ideia do cafuné pedagógico. Porque descobrimos que eles, violentados e marginalizados, nunca tiveram um cafuné na vida. Não sabiam como é bom. Surgiu de uma brincadeira quando falei que só ganharia abraço quem tomasse banho. Os meninos começaram a fazer isso para ganhar o carinho.
Pedagogia do sabão – “Em uma reunião com professoras da rede pública de Curvelo, pedi para trazerem a síntese do projeto pedagógico. De educação ali não havia nada e trouxeram lista do que precisavam. Então, dona Margarida perguntou se eu não ia ajudar em nada com o que necessitavam. Mas aprendeu que podia produzir na escola o que precisava… Por exemplo, sabão. Começaram a fazer e no dia seguinte a comunidade toda estava na porta da escola querendo o produto de limpeza. Em três meses, passaram a produzir 36 itens. Temos mais de duas mil tecnologias de baixo custo.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cursinho gratuito abre vagas para estudantes da periferia de São Paulo

Inscrições no Cursinho Popular do MSU podem ser realizadas até 16 de maio de 2015

há 9 anos
Notícias

Conheça o Açougue T-Bone Cultural, casa de carne e biblioteca pública

Criado por Luiz Amorim, em Brasília, o espaço vende carnes, distribui livros e promove eventos culturais

há 10 anos
Notícias

6 links sobre deficiência intelectual e aprendizado

Conheça materiais que ajudam o professor a identificar a condição e desenvolver estratégias de ensino

há 6 anos
Notícias

Web rádio gratuita oferece material de apoio para pais e professores da educação infantil

Ciranda da criança reúne canções sobre cores, higiene, números e cantigas de roda

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.