Imagine criar facilmente panfletos, folhetos, boletins, revistas e livros ilustrados sem se preocupar com ferramentas de design? Isso é possível graças ao aplicativo Lucidpress, que permite ir além dos limites de uma página impressa, encantando seu público com textos, fotos, vídeos e interatividade, num padrão ‘profissional’
Lucidpress é uma ferramenta de publicação e design que permite que alunos e professores criem e compartilhem conteúdos digitais e impressos na internet,  sem ter que instalar nada em seus equipamentos. Tudo funciona online. Os usuários começam com um tutorial interativo, que mostra os conceitos básicos do aplicativo e, ainda,  apresenta muitos modelos personalizáveis para formatos de mídia impressa, digital e social. E tudo poder ser feito de maneira colaborativa com os arquivos compartilhados entre vários participantes. A página principal é muito semelhante àquela do Google Drive, com opções para visualizar documentos recentes e compartilhados e histórico de revisões. Uma vez finalizado o projeto, os alunos e os professores podem baixar seu documento, imprimi-lo, publicá-lo na web, compartilhá-lo em mídias sociais ou incorporá-lo em um programa de e-mail ou em um site pessoal.
Os professores podem usar essa ferramenta para criar seus próprios materiais, como fóruns, boletins informativos ou apresentações de aula. As opções de compartilhamento e publicação online podem ajudar os professores a desenvolver suas marcas profissionais, compartilhando conteúdo em suas redes pessoais de aprendizagem. Para estudantes, Lucidpress é especialmente útil para projetos de grupo que envolvem colaboração na produção de um poster, um relatório ou uma apresentação digital. Vários usuários podem trabalhar em um projeto ao mesmo tempo, em tempo real, bem como conversar e deixar comentários.
Lucidpress é uma ótima opção para apresentar aos alunos o design gráfico. A facilidade de composição , a interface simples e a variedade de modelos tornam esta ferramenta acessível e fácil de usar. Além de ser uma boa escolha para os alunos, promovendo criatividade, curiosidade e inovação, é uma escolha natural para professores sem experiência em design ou que estão começando a utilizar softwares para criar materiais de sala de aula.
O aplicativo está disponível na web e também como uma extensão do navegador Google Chrome. As escolas que utilizam o GSuite podem incorporá-lo ao conjunto de aplicativos.
Vale a pena conferir esse aplicativo.
Gustavo é professor de Química apaixonado por aplicativos voltados para a educação e entretenimento. É professor de escolas particulares em São Paulo e, também, atua como formador de professores em tecnologia educacional.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.