É incrível a maneira como os aplicativos de realidade virtual estão presentes no nosso dia a dia, nas nossas casas, no nosso divertimento e nas salas de aula também. Na escola os aplicativos de realidade virtual proporcionam  aos alunos uma nova maneira de interagir com as informações e são um excelente exemplo da potência desses programas.
Uma das razões pelas quais gosto do ThingLink é que ele funciona sem a necessidade de um óculos de realidade virtual ou de dispositivos como o Google Cardboard. Além disso, adoro ferramentas que transformam seu tablet em instrumento de criação de conteúdo. O Thinglink é um fantástico exemplo de aplicativo que permite que os usuários criem atividades interativas, demonstrando sua compreensão sobre um determinado assunto.
Com este aplicativo, professores e alunos podem incorporar conteúdo multimídia em imagens ou vídeos. O processo de incorporação de mídia, tanto para professores como para estudantes, envolve simplesmente carregar uma imagem ou vídeo e vinculá-los a outros recursos na web. Os links podem levar os usuários a páginas da web informativas, gravações de áudio e vídeos.
Para começar a usar o aplicativo, basta escolher a imagem que deseja usar. Em seguida, adicione alvos em qualquer ponto da imagem. Conecte esses destinos a conteúdos multimídia como textos, links e vídeos. Compartilhe o link. Pronto, é simples assim.
A flexibilidade do ThingLink convida a muitas possibilidades. Os professores podem usar o site para coletar imagens marcadas, criando uma apresentação de slides interativa para introduzir um novo conjunto de informações. Trabalhando individualmente ou em grupos, os alunos podem usar ThingLink para marcar uma colagem de imagens relacionadas a um assunto, criando sequências que integram mapas e gráficos com anotações, vídeos e gravações relacionados ou, ainda, podem criar uma história contada em imagens marcadas.
A ênfase nas imagens, e não no texto, pode ajudar os alunos a encontrar uma maneira de demonstrar sua aprendizagem e se expressar com várias linguagens.
Thinglinks podem ser criados em dispositivos iOS e Android ou na web. É um ótimo aplicativo para ambientes BYOD (traga seu próprio dispositivo) ou para que os alunos possam usar fora da sala de aula.
Vale a pena conferir esse aplicativo.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.