Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

De acordo com a Code.org, ONG que incentiva o aprendizado da ciência da computação, empregos nessa área irão mais do que dobrar no Brasil até 2020. Porém, não há mão de obra qualificada suficiente para cumprir essa demanda. A estimativa é que apenas 400.000 vagas das 1,4 milhão sejam preenchidas.

Mesmo que você não vá trabalhar com isso, aprender a programar já é considerada uma habilidade do século 21, por desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a solução de problemas. Para a fundadora do PrograMaria, ONG que incentiva o debate sobre a falta de representatividade feminina na tecnologia, Iana Chan, escolas têm tido mais interesse no assunto nos últimos anos. “Programar ajuda também com outras competências importantes, como autonomia, trabalho em equipe e resiliência, já que envolve tentativas, erros e aprendizados”, afirma.

Iana Chan em curso de programação para mulheres (Crédito: Gabriela Pires/Divulgação PrograMaria)

 

No áudio, a jornalista seleciona uma lista de sites e apps exclusivamente para o Instituto Claro. “É importante ter mais pessoas pensando e produzindo tecnologia, não só consumindo. […] Não é preciso ser gênio, nerd, nem amar matemática para ser um desenvolvedor ou desenvolvedora. Basta dedicação, treino e esforço”, completa.

Confira o link de cada uma das indicações feitas pela entrevistada:
Scratch
Code Academy
EDX – Introdução à Ciência da Computação
EDX – Ciência da Computação do MIT, usando Python
APP Inventor

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Estudar pra quê?” (John Ulhoa), “Super Heróis” (Toquinho e Vinicius), com MPB4, “Pela internet” (Gilberto Gil), “A Rede” (Lenine), “Cérebro eletrônico” (Gilberto Gil), com Marisa Monte. A trilha de fundo é de Reynaldo Bessa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.