Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Se você for no supermercado e comprar uma pasta de dente, você paga imposto.
Um pouquinho desse imposto vem pra universidade.
E nós temos que devolver isso em educação e cultura.
A rádio está inserida nesse contexto”
(Dagoberto Alves – diretor da Rádio USP)

Participantes do programa sobre a carreira de um historiador.
Da esquerda para a direita: Miriam Ramos, as historiadoras
Ana Paula Torres Megiani e Daisy Perelmutter e os estudantes
Marcella Afonso, Noemi Silva e Eduardo Tomaz  (Crédito: Marcelo Abud)

Uma boa parcela dos estudantes conclui o Ensino Médio sem conseguir definir que faculdade fazer. Diante de tantas opções e tendo de tomar essa decisão quando ainda se é muito jovem, toda orientação é bem-vinda. Levando em conta esse desafio, desde 15 de outubro de 2015 a Rádio USP estabelece uma ponte entre as formações oferecidas pela Universidade de São Paulo e as escolas.

Intitulado “Abrace uma carreira”, o programa levado ao ar pela rádio apresenta e tira dúvidas dos jovens sobre cursos da USP e as respectivas possibilidades que oferecem. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências na área em que atuam. Segundo a apresentadora e produtora Miriam Ramos, “a ideia do ‘Abrace’ é trazer pessoas da profissão para responder dúvidas que esses alunos têm e também colocar a universidade como um lugar acessível”.

Veja também:

Como discutir orientação profissional na escola pública

O diretor da rádio, Dagoberto Alves, ressalta o caráter de emissora pública. Para ele, pelo fato de ser mantida com impostos dos cidadãos, é obrigação da USP FM retribuir com conteúdos ligados a educação e cultura. Sobre o “Abrace uma carreira”, ele afirma que “havia um distanciamento entre os professores da USP e os da rede pública. Hoje há uma integração. Vem um professor da USP no programa. Esse professor dialoga com um grupo de estudantes e com o professor desses estudantes”. Dagoberto conclui que isso abre a possibilidade para que os participantes do programa conheçam a universidade e percebam que é possível cursá-la, visto que, segundo ele, “há uma percepção de que só entra rico na USP”.

Além de Miriam Ramos e de Dagoberto Alves, no áudio, você acompanha os bastidores de uma edição do programa, que contou com a professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Ana Paula Torres Megiani, a socióloga e pesquisadora de história oral Daisy Perelmutter e com os alunos da Etec Professor Basilides de Godoy, localizada na zona oeste de São Paulo,  Eduardo Tomaz da Silva e Noemi Silva Xavier. Após participar do programa, Noemi conclui: “a gente tem que fazer aquilo que gosta mesmo, independente do dinheiro e isso é muito bom. Esse programa abre a nossa mente em relação às profissões”.

O “Abrace uma carreira” vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz em São Paulo, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. As edições que já foram ao ar podem ser ouvidas e baixadas neste endereço. Grupos de professores e alunos interessados em participar do programa devem entrar em contato com a jornalista Miriam Ramos pelo e-mail miriamramos@usp.br. A partir do segundo semestre, algumas edições serão gravadas em escolas, que podem solicitar a ida da equipe por esse mesmo endereço eletrônico.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.