Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“Hoje a gente (EducaFórum) entende que o importante
é as pessoas aprenderem a se defender.
Por isso, no blog, há todo o esclarecimento da legislação
e dos direitos dos alunos”.

(Giulia Pierro – blogueira responsável pelo EducaFórum)

Giulia Pierro acredita em uma escola pública em que todas as classes sociais,
credos e raças convivam democraticamente (Foto: Marcelo Abud)

Giulia Pierro é italiana e mora no Brasil desde 1967. Preocupada com os direitos das crianças e adolescentes, organiza o EducaFórum, formado por pais de alunos que lutam por uma rede pública de ensino de qualidade. Há mais de 20 anos, o grupo procura auxiliar e orientar outros pais sobre a legislação e o direito de seus filhos a escolas democráticas e bem estruturadas.

Criado em meados dos anos 1990, o EducaFórum conta atualmente com Blog e página no Facebook. Em textos originais, são discutidos temas como as ocupações de alunos pela melhoria de suas escolas e o número excessivo de aulas vagas. Com isso, buscam conscientizar os leitores no sentido de se engajarem por uma escola pública que tenha mais respeito e participação da sociedade.

Giulia Pierro dedica boa parte de seu tempo para responder mensagens do Brasil inteiro, que chegam pelo e-mail educaforum@hotmail.com.

No áudio, além de conhecer melhor a atuação e alguns resultados obtidos pelo EducaFórum, você confere também um depoimento do filósofo Mario Sergio Cortella, que corrobora com o pensamento de Giulia de que “qualidade não pode ser privilégio”.

Links:
– O blog do EducaFórum pode ser acessado aqui.
– No Facebook, o grupo pode ser acompanhado neste link.
– No Twitter, você segue os debates em @EducaForum.

Créditos:
Pela ordem de entrada, as músicas utilizadas no áudio são: “Mulher de Coronel” (Gilberto Gil), “A mão da limpeza” (Gilberto Gil), com Marcelo Quintanilha, “É!” (Gonzaguinha), “Admirável gado novo” (Zé Ramalho).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.