Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

Em um estúdio de rádio montado na escola La Fontaine, de Jundiaí (SP), alunos do 5º ano do ensino fundamental se dividem entre narradores, atores e uma grande equipe de sonoplastia e sonorização, “que é uma lindeza”, segundo Giba Pedroza, educador e contador de histórias.  A turma também se envolve com a escolha e adaptação de textos clássicos da literatura infantil e juvenil, que são divididos em quatro capítulos nas “radionovelinhas”.

No áudio, o Instituto Claro confere um dia de ensaio no estúdio e ouve o elenco, a produção, a equipe da escola, além de Giba Pedroza, e a professora de língua portuguesa, Maria Ângela Biazin. Para ela, “a radionovela proporciona uma aula diferente e desperta nos alunos o gosto pela leitura, que abre porta para tudo, ao trabalhar o entendimento de texto, a ortografia e a oralidade”.

O educador Giba Pedroza auxilia as aulas de língua portuguesa da professora Maria Ângela Biazin, para a realização das radionovelas com os alunos do 5º ano da Escola La Fontaine (crédito: Marcelo Abud)

 

A narradora Maria Fernanda, de 10 anos, corrobora a opinião da educadora: “meu vocabulário está aumentando, eu estou aprendendo novas palavras. Tenho de saber falar corretamente”. Já a roteirista Eduarda, que também tem 10 anos, reforça que criar as falas das personagens é algo diferente do que faz no dia a dia da escola e que isso a estimula a escrever melhor.

Giba Pedroza também acredita nas radionovelinhas como ferramenta educativa. “Eu fiquei muito feliz porque o rádio é um instrumento educacional muito forte, que estimula a imaginação”, afirma. Durante o ensaio, isso pode ser comprovado. O menino Rafael se transforma em um gigante loiro de cerca de seis metros de altura e olhos azuis, na trama em que é um dos atores.

A professora Maria Ângela Biazin também cita a criatividade e a organização como benefícios que a prática traz para os alunos e ressalta que isso reflete nas demais atividades na escola. “Na sala de aula, precisamos de muita criatividade em todos os momentos, não só na aula de português. Já a organização traz disciplina à turma”. E conclui: “Eles gostam muito (das aulas de rádio) porque sai do natural. Para os alunos, escola é carteira e lousa. De repente, eles estão fazendo um trabalho em que demonstram toda a potencialidade que têm”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.