Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Renato Janine Ribeiro é professor de ética e filosofia da USP e defende que é possível inspirar, gerar reflexão e ao mesmo tempo ensinar, sem deixar o conteúdo curricular de lado. Ex-ministro da educação (2015), ele afirma que a filosofia estimula a razão e o senso crítico e nos convida a pensar sobre as questões éticas do nosso tempo.

Para ele, o Brasil está em um momento em que há uma forte reação contra o questionamento. Com isso, alguns veem a sociologia e a filosofia, por exemplo, como matérias de menor importância na escola. “Há pessoas que, por algumas razões, foram levadas a querer verdades fechadas, imutáveis, sem mais dúvidas a respeito. Isto é contrário à ciência do saber”, afirma. “Não se melhora a educação gerando conformismo. Você melhora a educação fazendo pessoas contestarem o conteúdo”.

Docentes de filosofia têm capacidade de lançar mão de formas de pensamento muito diversificadas entre si, ao proporcionar que sejam acessados 2.500 anos de pensamentos, de acordo com o entrevistado. Com isso, a filosofia é útil sobretudo no ensino médio. “Ela tem papel relevante na formação das pessoas para a vida, em especial para os adolescentes, período em que as pessoas passam a ter autonomia e deparam-se com uma quantidade gigantesca de novidades”.

Janine estimula que se repense a formação dos alunos e, consequentemente, perceba-se que filosofia tem a ver com o sentido que construímos para nossas vidas. Uma aula da matéria “pode ser confinada no pensamento de um único filósofo ou propor uma diversidade de ideias que colocam o jovem diante de suas grandes escolhas na vida”, conclui.

Créditos:
As músicas utilizadas nesta edição do podcast, por ordem de entrada, são: “Somos quem podemos ser” (Humberto Gessinger), com Engenheiros do Hawaii, “Andar com fé”, de e com Rincon Sapiência, “Mente” (Rapha Z), com Zabomba e Ney Matogrosso, e “O Homem” (Bi Ribeiro / Herbert Vianna), com Os Paralamas do Sucesso. A trilha de fundo é executada por Reynaldo Bessa.

Crédito da imagens (destaque e topo): Juan Esteves e JR Duran

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
Mr. BORBA
5 anos atrás

Excelente episódio do podcast. O Renato Janine tem um conhecimento profundo do currículo escolar e a filosofia é parte da vida deste professor. Gostei muito de ouvi-lo. Minha formação é em música, porém a filosofia da música é parte dos fundamentos básicos da linguagem musical (e também da história da arte). Tenho escrito mais sobre isso em: https://marceloborba.com/
Abraço.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.