Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 "O amanhã parecia-nos uma promessa desonesta feito uma moeda grudada no asfalto, 

ou um grande e suculento sanduíche entre os trinta e dois 
dentes branquíssimos da mulher feliz estampada no outdoor."
(Trecho do livro “Na Última Lona”)
 
Reynaldo Bessa (à esquerda) recebe o abraço do amigo e poeta 
Paulo César de Carvalho, na Casa das Rosas (Crédito: Marcelo Abud)
 

Músico, escritor, poeta e professor, Reynaldo Bessa chega ao quinto livro e seu primeiro romance. Em "Na Última Lona”, tudo começa à mesa do jantar, em que um grupo de amigos está reunido. A indigestão vem com uma pergunta feita pela namorada do narrador-personagem: “E você, já passou fome?”. Perplexo, ele começa a falar de um “tempo mutilado” e perde-se em seu próprio labirinto de lembranças. 

 
A veia poética de Bessa se mantém nessa estreia no gênero romance. A todo momento, deparamo-nos com metáforas e imagens. Algumas delas se confundem com a própria vida do autor, que teve uma infância de privações. Isto permite ao leitor um envolvimento que o transporta para o universo de uma tragédia familiar com ingredientes amargos, mesmo que não tenha se deparado com aquelas realidades postas à mesa. No entanto, o lúdico também se faz presente como um contraponto às dificuldades. 
 
No áudio, você acompanha como foi o lançamento do livro, na Casa das Rosas, na região central de São Paulo (SP). Além do próprio autor, ouvimos o poeta Paulo César de Carvalho, que revela a surpresa com a presença de centenas de pessoas e uma estudante de pedagogia e uma historiadora, que fazem suas respectivas “leituras” do significado desse “Na Última Lona”.
 
LINKS:
– Tenha acesso a trechos do livro e também à orelha, assinada também pelo escritor e poeta Ricardo Silvestrin
– Conheça o Reynaldo Bessa professor de escrita criativa
   
Créditos: as músicas utilizadas no áudio são do próprio Reynaldo Bessa. Pela ordem: “Embarque”, “Nenhuma Música” e “Lamento Urbano”. 
 
 
 
 
 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.