“Não se pode educar somente para a guerra, apenas para a agricultura ou apenas para o artesanato. Deve-se educá-las (as pessoas) para a vida em uma sociedade democrática. A partir daí, cada qual vai escolher seu caminho, sua possibilidade.”

Fernando Savater, filósofo espanhol, durante conferência ao “Fronteiras do Pensamento”. 



O programa de conferências internacionais “Fronteiras do Pensamento” traz ao Brasil pensadores da cultura contemporânea há uma década. Nos últimos sete anos, o projeto ganhou um “braço educacional”: o “Fronteiras Educação”. Seu objetivo é discutir temas essenciais ao mundo contemporâneo e necessários para a construção de uma sociedade mais solidária, tolerante e sustentável. 

A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Ela busca o diálogo com a chamada Geração Z, formada por jovens de onze a 15 anos, especialmente estudantes do Ensino Fundamental 2 da rede municipal de ensino. 

Os alunos participam de debates, aulas e recebem um fascículo impresso – todos com linguagem e recursos apropriados à idade e à visão de mundo desse público. As aulas têm duração de duas horas e trazem especialistas que fazem uso de recursos audiovisuais diversificados.  

No áudio, você conhece a coordenadora editorial do “Fronteiras Educação”, Luciana Thomé. Segundo ela, temas voltados às áreas de humanas e ao meio ambiente são os que mais mobilizam os jovens. É o caso do “Educação e democratização do conhecimento na web”, abordado pelo pensador espanhol Fernando Savater. 

Além disso, acompanhe também trechos de conferência do "Fronteiras do Pensamento" com o sociólogo espanhol Manuel Castells, com o escritor moçambicano Mia Couto e Fernando Savater.

LINKS
Conheça os fascículos do projeto
Acesse os vídeos do “Fronteiras do Pensamento” ligados a Educação
Veja mais sobre a participação do filósofo Fernando Savater no evento

Créditos: as músicas utilizadas nesta edição, em ordem de entrada, são: “Miedo” (Lenine / Pedro Guerra), com Lenine e Julieta Venegas; “Pensamento” (Da Gamma), com Cidade Negra e “O Novo”, composta e interpretada por Reynaldo Bessa. A tradução simultânea no áudio é feita por Reynaldo Bessa. 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Podcasts

Livro “Coração, Cabeça e Estômago” satiriza hipocrisia de sociedade patriarcal e burguesa

Obra romântica com influência realista de Camilo Castelo Branco está no vestibular da Unicamp
há 3 semanas
Podcasts

Escola usa radionovela para estimular a leitura

Com criação e produção, alunos ainda aprimoram vocabulário, escrita e desenvolvem organização
há 2 meses
Podcasts

Em 1935, livro de Erico Verissimo inovou ao abordar questões de gênero e minorias

Integrante da lista do vestibular da Unicamp, “Caminhos Cruzados” retrata cenário histórico e social brasileiro
há 2 meses

Receba NossasNovidades