Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“Em uma feira do livro no Rio Grande do Sul, um garoto começou a recitar metade de um livro meu, que nem eu lembrava”.
(Mario Bag, sobre a facilidade em se memorizar quadrinhas)

Mario Bag no lançamento do livro no Rio de Janeiro (crédito: divulgação)

 

Quadrinhas são trovas simples, em geral inventadas pelo povo, com quatro versos em cada estrofe, que seguem uma métrica pré-definida. No caso do escritor e ilustrador Mario Bag, entrevistado no áudio, a escolha é pela redondilha maior, composta de sete sílabas fonéticas (versos heptassílabos) e com o segundo verso rimando com o quarto de cada quadrinha.

O autor utiliza criatividade e bom humor para fazer troça até mesmo de situações adversas. Em “Histórias em Quadrinhas”, ele reúne 13 pequenas poesias, em versos rimados, que recriam fábulas como “A cigarra e a formiga” e “Festa no céu”, fazem paródia de super-herói japonês e trazem histórias divertidas como a de um dono de circo em busca de uma grande atração, que recebe um candidato que diz imitar passarinho. Cansado de números comuns, o proprietário diz “ponha-se daqui pra fora. Aí o cara sai flutuando pela janela e o dono do circo perde a grande atração, que era o homem-voador”, revela o autor.

Para cada quadrinha, há um desenho criado pelo próprio Bag, que há 40 anos começou a carreira de ilustrador em revistas e agências de publicidade e assinou dezenas de capas de discos. Mas, foi ao colaborar com a revista Ciência Hoje das Crianças que, ao fazer uma pesquisa, motivou-se a publicar seu primeiro livro “Mitos e lendas do folclore do Brasil”. Além de “Histórias em Quadrinhas”, o autor lançou recentemente “A loura do banheiro e mais 10 lendas urbanas” e “Meu primeiro livro de horror”.

Links:
– Acesse um plano de aula destinado ao Fundamental II, sobre a produção de cordéis compostos por redondilhas maiores:
– Aqui você encontra um link para baixar uma apostila gratuita que reúne quadrinhas, parlendas, trava-línguas e adivinhas

Créditos:
As músicas utilizadas neste podcast são “Paratodos” (Chico Buarque), “Festa no céu” (Meu Pequeno Coração Caipira).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.