Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

 “Num Universo de sim ou não, branco ou negro,
eu represento o talvez. Talvez é não para quem
quer ouvir sim e significa sim para quem espera
ouvir não.”
(Trecho do livro ‘Mayombe’)

Pepetela é o pseudônimo do angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos e significa pestana em uma das línguas africanas de Angola. Ele é o autor de “Mayombe”, obra que passa a integrar o conjunto de leituras obrigatórias para os candidatos ao vestibular da Fuvest.

A iniciativa de incluir obras de autores africanos, de língua portuguesa, atende à expectativa de que os jovens brasileiros conheçam a história e a cultura do continente e responde à Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africanas nas escolas. Outra obra, Terra Sonâmbula do moçambicano Mia Couto, também foi escolhida para o vestibular da Unicamp.

“A juventude do Brasil, por meio da literatura, passa a ter contato com nosso continente, particularmente essas regiões que enviaram tanta gente para aí e, nesse sentido, vai compreender melhor problemas que talvez ainda existam no Brasil”, afirma Pepetela.

A obra, escrita entre 1970 e 1971, quando Pepetela participava da guerra pela libertação de seu país, permite refletir a África de ontem e de hoje. “Mayombe” mergulha fundo na organização dos combatentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), contra o domínio português, e traz à tona suas dúvidas, contradições, medos e convicções. Na trama, os bravos guerrilheiros lutam no interior da densa floresta tropical de Mayombe, na província de Cabinda, e confrontam-se não só com as tropas coloniais, mas com as diferenças culturais e sociais existentes entre os combatentes, que buscam superá-las por uma Angola unificada e livre.

No livro, Pepetela relata sua própria experiência, mas vai além, buscando compreender a motivação dos guerrilheiros para estarem naquela floresta, sofrendo o que sofreram.

Nascido em 29 de outubro de 1941, desde 1982 o autor se dedica somente à literatura, com uma obra de teor crítico em relação à história de Angola pós- independência. Pelo conjunto da obra, Pepetela recebeu, em 1997, o Prêmio Camões, considerado o mais importante prêmio concedido aos autores de língua portuguesa.

Pepetela retrata a história de Angola em seus romances (Crédito: divulgação)

 

Links:
– Assista a vídeo sobre os 40 anos de libertação de Angola
– Tenha acesso à biografia e a entrevistas de Pepetela aqui

Créditos: as músicas utilizadas no áudio, por ordem de entrada, são “Dilaje”, com Urbano de Castro (de fundo, no início e final do podcast), “País Novo”, com Matias Damásio, “Mwangolé”, com David Zé, “Monagambé”, com Rui Mingas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.