Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

O mais recente trabalho da dupla Kleiton e Kledir reúne escritores do Rio Grande do Sul. Em CD e livro, “Com todas as letras” apresenta 10 canções inéditas compostas por grandes nomes da literatura especialmente para o projeto. “No primeiro encontro, a gente procurava entender o gosto musical do autor. A partir disso, criava uma música dentro daquele estilo e voltava com essa melodia pronta para que ele escrevesse a letra”, revela Kledir Ramil, entrevistado nesta edição do Livro Aberto.

O ponto de partida da obra é a canção “Lixo e Purpurina”, parceria inédita entre os irmãos Ramil e o escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996). Desde os anos 70, ainda jovens, eles planejavam compor juntos. A vida os levou para lugares diferentes, distantes. E só muito mais tarde, se encontraram e puderam realizar esse sonho. “É a única letra que ele escreveu. Depois de um bom tempo, pensamos num projeto em que outros autores gaúchos pudessem experimentar essa experiência pela primeira vez”.

Página do livro “Com todas as letras” que traz o manuscrito da letra da música “Lixo e purpurina”, a única escrita pelo autor Caio Fernando Abreu

 

“Com todas as letras” traz ainda os textos em um livro digital, em que cada letra de música apresenta uma arte caligráfica diferente, assinada por artistas de várias partes do mundo. A dupla contou com curadoria do artista Felipe Taborda para a produção desse material gráfico.

O trabalho com canções inéditas tem a participação dos seguintes nomes da literatura gaúcha contemporânea: Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar, Leticia Wierzchowski, Daniel Galera, Paulo Scott, Claudia Tajes, Alcy Cheuiche e Lourenço Cazarré. “Tem muita gente que gosta de música, mas não tem o hábito da leitura. Com um projeto como esse, as pessoas podem começar a descobrir autores e daí se interessar um pouco mais por literatura”, acredita Kledir.

Links:
Álbum “Com todas as letras”
Livro “Com todas as letras”
Documentário com os bastidores e encontros entre os músicos e os escritores da obra

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.