Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Quando estava no primeiro ano do ensino médio, no Lyceu Paraibano, em João Pessoa (PB), Farinaldo Queiroz ficou encantado com a física, devido à forma como seu professor explicava a matéria. Foi assim que decidiu que seguiria o mesmo caminho.

“Eu fiz vestibular para física, passei e não falei para os meus pais porque eu tinha medo do que eles iriam dizer. Sustentei esta mentira até depois que já tinha mais de um ano na universidade. Minha mãe pensava que eu cursava informática”, revela Farinaldo.

Com pós-doutorado em física de partículas, o professor sempre estudou em escola pública e, hoje, desenvolve pesquisas no Instituto Internacional de Física da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Diante da dificuldade de fazer os pais entenderem o trabalho dele, resolveu publicar tirinhas na internet, valorizando a matéria e, muitas vezes, utilizando os próprios familiares como personagens.

Quadrinho da história “Explicando pra mãe o que fazemos” (reprodução: Facebook)

 

“A proposta não é só que as pessoas entendam a física, mas que saibam a sua importância. Meu sonho é que uma pessoa da área de filosofia, de química, medicina, consiga entender que a física está presente e é importante na vida dela, mesmo que não saiba”, conta.

No podcast, você conhece um pouco mais sobre a história de Farinaldo e o primeiro quadrinho que criou, para o projeto “Particuleiro Nordestino”.

“Essa história foi toda para explicar como era o meu dia a dia e o de muitos físicos. No meu caso, eu costumava ouvir da minha mãe: ‘Que danado é isso?’, ‘Serve pra quê?’, ‘que muléstia’, ‘varei’, ‘cê tá doido’. Por anos e anos da minha vida, eu lidei com isso. A ideia da tirinha ‘Explicando pra mãe o que fazemos’ é contar o que é minha pesquisa, do que se trata a matéria escura, que tipo de tecnologia pode gerar. Tudo isso com um sotaque bem nordestino”.

Da esquerda para a direita, na foto de formatura de Farinaldo, estão a irmã, a mãe, ele próprio, o pai e a ex-esposa do pai (acervo da família)

 

Links:
– Acompanhe um vídeo em que o professor Farinaldo explica o que é “matéria escura”
– Aqui você tem um dos quadrinhos criados por Farinaldo

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “O que você vai ser quando crescer?” (Roger), com Laranja Freak; “Arraiada” (Reynaldo Bessa), “Quanta” (Gilberto Gil), com Gilberto Gil e Milton Nascimento. A música de fundo é criada e tocada por Reynaldo Bessa, que também interpreta Farinaldo na sonorização do trecho da tirinha “Explicando pra mãe o que fazemos”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.