Alunos do professor Cléssio compram seus primeiros livros por meio de campanha
de financiamento coletivo na internet (Crédito: Looking4Heroes)

O professor Cléssio Bastos não se esquece do que sentiu ao tomar conhecimento do desempenho de seus alunos da Escola Municipal José Carlos Pimenta, localizada na zona rural de Goiânia, a 25 Km do centro da cidade. Em uma avaliação diagnóstica proposta pela prefeitura, no ano de 2015, “eu vivi o auge da frustração, porque eu não conseguia resultado com eles”, conta.

Veja também:
– Plano de aula: Diário de Anne Frank
– Em Pauta: Malala e a luta das mulheres pela educação

Foi quando percebeu o interesse de seus alunos, durante a leitura compartilhada da obra “Eu Sou Malala” – a biografia da jovem ativista paquistanesa. Sem recursos para comprar os exemplares, projetou uma versão digital do livro na parede da sala para lerem juntos passo a passo. A motivação, o desempenho e uma nota melhor foi o que veio depois: média 8,0 em uma nova avaliação. “Depois disso, tudo o que eu propus a eles, eu consegui fazer.”

Essa experiência, somada a outras que conheceu em viagens que fez, deu origem ao projeto “Alimente Heróis com Livros”. Além da leitura de biografias como a de Anne Frank, Cléssio criou uma campanha por meio de financiamento coletivo para bancar a compra de livros para os alunos. Eles quem realizaram e estrelaram os vídeos de promoção da campanha.

Já com o dinheiro arrecadado, a turma foi pela primeira vez a uma livraria e comprou seus livros. E, para celebrar o primeiro livro lido na íntegra, os alunos criaram uma nova campanha, agora para arrecadar fundos para a Fundação Malala, que garante o direito de todas as crianças irem à escola. 

Agora, Cléssio, realizado como professor, depois de aprender o caminho para inspirar a escola e cada um de seus alunos, parte em busca de novas histórias motivadoras. Ele está de viagem marcada para Peru e para a Índia, onde pretende recolher histórias de heróis anônimos, que possam inspirar muitas crianças, e conta-las no site Looking4Heroes.


Alunos menores também receberam seus exemplares (Crédito: Looking4Heroes)

 

LINKS:
– Conheça uma das histórias que inspirou o projeto “Alimente Heróis com Livros”
Acompanhe todos os passos dos heróis e aventuras destacados pelo professor Cléssio

Crédito: as músicas utilizadas na edição do áudio, pela ordem, são: Reza a Lenda, interpretada e composta por Dnaipes, Dia Especial (Rodolfo Boechat), com Tiago Iorc, Hero (Mariah Carey). As trilhas de fundo são tocadas por Reynaldo Bessa.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Podcasts

Livro “Quarto de despejo” é objeto de estudos no Brasil e no exterior

Autora Carolina Maria de Jesus é considerada uma das mais importantes escritoras negras do Brasil
há 3 dias
Podcasts

Saiba como escolher jogos para o ensino de ciências

Pesquisa aponta contradições entre o que é oferecido pelos games educativos e expectativas dos alunos
há 1 semana
Podcasts

Especialista em história das tecnologias vê redes sociais como aliadas da leitura

Goldfarb defende que a inovação permite divulgar obras longe dos centros urbanos
há 3 semanas
Podcasts

Futebol é oportunidade para explicar física dentro das escolas

Professor e coautor de livro dá exemplos de como trabalhar a mecânica na prática
há 1 mês

Receba NossasNovidades