Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

A ideia de criar uma série com super-heróis que têm a missão de preservar a floresta e conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da Amazônia surgiu em 1998, quando Ronaldo Barcelos pensou, inicialmente, em uma série de desenhos animados. Quase duas décadas depois, o projeto ganhou vida por meio de uma coleção de livros. “Existem guerreiros de todas as idades, de todos os tipos, o guerreiro está dentro de cada um de nós”, defende o publicitário e escritor.

Kit distribuído em escolas da região amazônica traz um bio-repelente encapsulado por meio de processo de impressão

 

A história tem origem em uma grande reunião na floresta, no início da chegada dos colonizadores, há mais de 500 anos. Para manter a cultura e crenças vivas, os indígenas criam a cidade Amazon. “A ideia é que ficassem lá até quando não houvesse mais perigo ou que a floresta começasse a ser destruída e pudessem colaborar com toda a sabedoria deles”, explica Barcelos.

Ao longo dos três livros, voltados principalmente a um público de 9 a 14 anos, o leitor entra em contato com 10 heróis. Juntos, eles combatem o Dr. Zach, um vilão que quer ficar rico a qualquer custo. Os títulos buscam criar identificação com esses heróis que usam armaduras sagradas e detêm os poderes dos animais. “O objetivo é resgatar o amor e a autoestima das crianças que vivem nas florestas e o entendimento para as que nasceram e vivem em grandes centros urbanos. Essas, que são a maioria, cresceram sem a conexão com a natureza”.

Heróis lutam contra o tempo para salvar a floresta da devastação e levam diversão e educação às escolas (ilustração: Ronaldo Santana)

 

Por meio das histórias, crianças e jovens têm um panorama da Amazônia continental, englobando oito países e um território francês, e passam a conhecer melhor o bioma da floresta e sua importância para questões como clima, biodiversidade e consumo consciente. “A gente fala dos problemas, mas também das diversas alternativas que podem gerar mudança de comportamento nas crianças, na forma de viver e de entender o meio ambiente”, conclui o idealizador do projeto, que também conta com animações para o público infantil e uma ação social com distribuição de kits em escolas da região amazônica e do sudeste.

Link:
No site do projeto “Guerreiros da Amazônia”, você tem acesso aos três livros da série, em versão PDF, e vasto material educativo.

Crédito:
A trilha sonora utilizada no podcast é da série de animação “Amazon – Guerreiros da Amazônia” e foi composta por Kleyton P. Macedo e Kleber P. Macedo.

Crédito das imagens: divulgação

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Marília Pegoraro
Marília Pegoraro
5 anos atrás

Este projeto é maravilhoso e de um objetivo divino! Ronaldo tem esta missão e vem a executando com muito amor! Vou baixar os livros e no que depender de mim chegarão ao público alvo! Deus te abençoe Ronaldo Barcelos ??

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.