Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Intitulada “Afinidades afetivas”, a 33ª Bienal de Artes de São Paulo permanece aberta ao público até dia 9 de dezembro. O título remete ao romance de Johann Wolfgang von Goethe “Afinidades eletivas” (1809) e à tese “Da natureza afetiva da forma na obra de arte” (1949), de Mário Pedrosa.

Fachada da 33ª Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera (crédito: Pedro Ivo Trasferetti/Fundação Bienal de São Paulo)

 

No podcast, você ouve o depoimento do curador-geral da mostra, Gabriel Pérez-Barreiro. O artista espanhol elegeu doze projetos individuais e dividiu a tarefa com outros sete artistas-curadores para a seleção das demais mostras. “À medida que as pessoas circulam pelo prédio, deparam-se com pequenas ilhas. Cada uma com um sistema de organização”, justifica.

Esta edição privilegia a vivência do público. “A atenção é um aspecto fundamental. É a energia que permite a construção dessas afinidades”, afirma. Ele explica como chegou ao tema: “A gente está sofrendo neste momento esta ideia de que uma pessoa tem a solução, um modelo um pouco messiânico, centralizado. Então, eu quis pensar uma Bienal distribuída com outros atores”.

O local tradicionalmente recebe visitas de grupos escolares, de todas as idades. E o Instituto Claro acompanhou uma dessas excursões, ao lado de professores e alunos da Escola Estadual Paulo Machado de Carvalho. Para o docente de artes, Willian Maciel, a instalação “Sentido/comum”, “aproxima, porque é uma obra de arte que as crianças olham e sentem-se capazes de fazer”, salienta.

“Sentido/comum” foi realizada por alunos de escolas públicas de São Paulo, a partir do ateliê comandado pelo espanhol Antonio Ballester Moreno (crédito: Marcelo Abud)

 

Já seu criador, Antonio Ballester Moreno, defende que a arte é uma espécie de torre de Babel. “Existem muitas linguagens e é justamente isso que se fomenta com a arte: a subjetividade. Cada um recebe de uma maneira pessoal”, afirma.

Créditos:
“Divino Maravilhoso” (Gilberto Gil/Emanuel Viana e Caetano Veloso), com Gal Costa, “Um só amor” (Bob Marley), com Tribo de Jah, “Cio da Terra” (Milton Nascimento), “O Silêncio” (Arnaldo Antunes). A tradução do espanhol para o português foi feita por Reynaldo Bessa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.