A cultura maker convida o aluno a aprender conteúdos curriculares e extracurriculares por meio de atividades mão na massa. Nos espaços chamados de “fab labs”, o estudante lança mão de ferramentas manuais, digitais e eletrônicas para realizar projetos de seu interesse, sempre orientado pela figura do professor.

Para esclarecer como o espaço maker pode ser utilizado pedagogicamente, reunimos nove links com vídeos, reportagens e cartilhas. Esses materiais explicam os objetivos da cultura mão na massa, apresentam relatos de boas práticas e ainda oferecem dicas de como implantar um fab lab dentro da realidade das escolas públicas. Confira!

Programa Conexão – Tecnologia e cultura do faça você mesmo
O programa do Canal Futura reuniu os especialistas Hozana Cavalcante (Sesi-RJ) e Fabio Zsigmond (MundoMaker) para discutir a cultura do faça você mesmo e dar dicas a professores e gestores que gostariam de implantar um fab lab em suas escolas.

E-book Nave à Vela no Transformar
O conteúdo é uma compilação dos workshops realizados pelo projeto Nave à Vela no espaço maker do Transformar 2015. Seu objetivo é inspirar educadores e ajudar os colégios a introduzir a Cultura Maker em atividades curriculares e extracurriculares. Idealizado pelo engenheiro Lucas Torres, o Nave à Vela tem como proposta aliar engenharia, design e empreendedorismo ao currículo escolar.

Especial Educação Mão na Massa
O Porvir reuniu relatos de boas práticas de escolas públicas que utilizaram a Cultura Maker. Para completar, o site disponibilizou um simulador para montar um laboratório maker. A ferramenta lista os equipamentos fundamentais e seus custos. Além disso, sugere atividades pedagógicas voltadas para alunos do ensino fundamental ou médio.

Entrevista com Heloísa Neves – RioEduca
O RioEduca é um portal da Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro. O veículo entrevistou a especialista em Universo Maker, Heloísa Neves, sobre como implantar um fab lab dentro da realidade da escola pública.

Intervalo CESAR – Movimento Maker: Criatividade e Inovação na Educação
Palestra com a mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Fátima Bernardes. A pedagoga é especialista em projetos maker na educação e robótica pedagógica.

Educação Maker: como chegar às salas de aula?
Reportagem sobre o bate-papo entre os especialistas em espaço maker Lucas Torres (Nave à Vela), Fabio Zsigmond (MundoMaker) e Simone Lederman (Instituto Catalisador). O debate ocorreu na Expo “Educação + Futuro + Tecnologia”, realizada em São Paulo no dia 27 de setembro de 2017.

Webinar – Como criar um Fab Lab?
Heloísa Neves é criadora da empresa We Fab e pesquisadora do universo maker. Neste webinar, ela responde dúvidas de internautas sobre como criar um fab lab em espaços diversos.

Artigo: Fab Lab – Como uma escola pacata fez dar certo
Tradução para o português do artigo de Susan Bearden para o site EdSurge.com. O texto traz o relato da implantação de um espaço maker na biblioteca da Academia Episcopal Holy Trinity, na Flórida, nos Estados Unidos.

Palestra “Aprendizagem Mão na Massa”, com Paulo Blikstein
Paulo Blikstein é professor da escola de educação e do departamento de ciências da computação de Stanford, e diretor do Transformative Learning Technologies Lab. Durante o Transformar 2015, ele falou sobre Movimento Maker, fab labs e educação.

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Veja 23 dicas para criar um clube de ciências na escola pública

Definir um coordenador das atividades e listar os materiais necessários auxiliam no planejamento

Saiba como trabalhar o repertório de Maria Bethânia na educação básica

Professoras usam a obra da cantora para ensinar história, filosofia e literatura

Filmes e globalização: “O diabo veste Prada” e mais 8 obras para abordar em aula

Produções mostram as consequências econômicas e sociais da integração mundial

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.