Rhaian de Souza é professor de Geografia de cursinhos populares há mais de dez anos. Morador da cidade de Piracicaba (SP), ele se ressentia pelas aulas presenciais não conseguirem atingir tantos alunos quanto gostaria. Foi quando decidiu criar o canal de YouTube Norte Geográfico, disponível dentro do EducaTube.

“O objetivo do canal é oportunizar o acesso à educação de qualidade para quem não tem condições de pagar um cursinho. Além disso, muitas das vezes, alguns alunos não têm tempo ou recursos para frequentar uma turma regular. Dessa maneira, podem usufruir das aulas gratuitamente e no momento em que quiserem”, justifica. “Uma turma presencial reúne 100 estudantes. Com o canal, não há limite ou fronteiras. Consigo atingir alunos em todo o país e até mesmo do exterior”, comemora.

Nos vídeos publicados, Souza alia conteúdos do currículo nacional a temas relevantes do cotidiano dos jovens. “O grande benefício é fazer com que a educação retome ao seu verdadeiro propósito, que é fazer sentido para o dia a dia do aluno. É fundamental que o estudante veja um propósito, que entenda o porquê está estudando determinado tema. A escola existe para que as pessoas entendam o contexto social em que vivem”, defende.

“Com o canal, não há limites para atingir estudantes”, diz professor Rhaian de Souza


Geografia em filmes

Outro diferencial do canal Norte Geográfico é analisar o conteúdo de filmes populares utilizando conceitos da geografia. Nos vídeos, é possível conferir reflexões sobre longas-metragens, como “Moonlight: sob a luz do luar”, “Estrelas além do tempo” e “Um limite entre nós”.

“O grande propósito da geografia é entender a ação do homem frente ao meio. Dessa maneira, conseguimos uma ampla análise crítica do conteúdo dos filmes, principalmente, social”, explica.

“Nos últimos anos, tivemos filmes que são verdadeiras obras de arte com fortes críticas sociais. Muitas das vezes, o aluno vê uma dessas críticas e, por desconhecer o contexto, aquilo passa batido, como se fosse só mais uma parte do enredo. É importante mostrar que no filme ‘Estrelas além do tempo’, por exemplo, o caso de segregação racial é real e traz reflexos sociais até hoje”, decreta.

Para o educador, o canal – que já atingiu meio milhão de visualizações – pode ser benéfico para estudantes e professores da rede pública. “Tanto por poderem oferecer aos alunos as aulas como reforço extra-classe, como possibilidade de usar as aulas dentro da própria sala, para uma discussão, ou mesmo para uma dica pedagógica”, afirma.

Saiba mais:
Professor de geografia usa o entorno da escola para criar mapas colaborativos
Projeto de geografia trata de gênero e sexualidade no espaço escolar
Alunos usam redes sociais para criarem livro didático de geografia

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Veja 23 dicas para criar um clube de ciências na escola pública

Definir um coordenador das atividades e listar os materiais necessários auxiliam no planejamento

Saiba como trabalhar o repertório de Maria Bethânia na educação básica

Professoras usam a obra da cantora para ensinar história, filosofia e literatura

Filmes e globalização: “O diabo veste Prada” e mais 8 obras para abordar em aula

Produções mostram as consequências econômicas e sociais da integração mundial

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.