Estimular o prazer pela leitura e sensibilizar as crianças para o poder transformador da literatura. Foi com esse objetivo que a professora Maria Sueli Fonseca idealizou o projeto de produção literária Academia Estudantil de Letras (AEL). O que começou como uma iniciativa pontual em uma escola, em 2005, transformou-se em um projeto oficial da Secretaria Municipal de São Paulo, presente em mais de 100 escolas.

O projeto acompanha o percurso dos alunos durante todo o ensino fundamental, com abordagem diferenciada para cada etapa. Nos anos iniciais, os alunos trabalham com a leitura e declamação de poemas. O objetivo é desenvolver o aspecto lúdico, presente na literatura infantil, para conquistar os pequenos e fazer com que valorizem o livro e a leitura desde cedo.

Já as turmas dos quartos, quintos e sextos anos do ensino fundamental escolhem um autor para ler de maneira mais aprofundada. Os estudantes fazem pesquisas e realizam seminários para aprenderem a debater, organizar e sistematizar seus pontos de vista e, assim, adquirirem autonomia de estudo.

Saiba mais como o projeto está estruturado e conheça o trabalho realizado pela EMEF Profª. Sylvia Martin Pires, no bairro da Saúde, zona sul de São Paulo, nesse vídeo.

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Luciana Martins
Luciana Martins
5 anos atrás

Muito interessante! gosto dessa forma de incentivar os alunos a ler.

Talvez Você Também Goste

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.