Confira o vídeo com audiodescrição

Coerência e coesão são dois conceitos essenciais para a comunicação, seja ela oral ou escrita, formal ou informal. Segundo a professora e consultora de língua portuguesa do colégio Sidarta, Gizele Caparroz, mesmo que o interlocutor não saiba exatamente o que esses termos significam, ele os utiliza de forma intuitiva em seu cotidiano.

Na comunicação, há a seleção das palavras que serão utilizadas, a forma como as frases serão ordenadas e a pontuação ou a entonação (no caso da comunicação oral). Tudo isso levando em consideração os interlocutores, ou seja, o público ao qual a mensagem se destina.

“Coesão é a estrutura, está no plano da estrutura do texto”, afirma a docente. Como exemplo de elementos que trazem coesão, ela cita pronomes, conectivos e sinônimos. Já a coerência, é dada pela organização das ideias, pelo encadeamento lógico do texto.

Na entrevista, a especialista explica o que são esses conceitos, dá exemplos práticos sobre como ensiná-los para diferentes faixas etárias e comenta como abordar as questões gramaticais próprias do ensino desse conteúdo.

Confira o vídeo com audiodescrição:

https://youtu.be/mE67BaeTjPM

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.