Trabalhar o autocuidado, a autoestima e incentivar o protagonismo dos alunos como instrumento para melhorar a aprendizagem e o clima escolar. Esse é o objetivo do foco dado ao trabalho com as habilidades socioemocionais na Escola Estadual Major Arcy, em São Paulo (SP).

A nova abordagem surgiu com a observação frequente de casos de ansiedade e de baixa autoestima entre os adolescentes. Diante desse cenário, os professores e gestores resolveram agir.

Uma das ações foi o “Projeto Gentileza”, que desenvolveu atividades com base na obra do pregador urbano conhecido pelo mesmo nome: Profeta Gentileza, que fez inscrições sobre amor, paz e amabilidade em pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro (RJ). Outras atividades, como a prática de meditação, são realizadas em disciplinas regulares e eletivas.

“Podemos destacar a mudança de postura dos alunos. Eles estão mais participativos, focados e organizados. A relação entre os jovens e os professores também mudou”, diz o coordenador Paulo Tarso Rocha. Os resultados também apareceram no rendimento dos estudantes. O coordenador atribui parte da evolução nas notas das avaliações externas, que colocaram a escola entre as melhores instituições públicas do estado, às mudanças realizadas na escola.

2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Paula Marqu
Paula Marqu'ëzini
4 anos atrás

Um trabalho lindo, que deveria ser implantado em todas as redes escolares, onde a formação prioritária é a do ser humano.
Formando gdes seres, formaremos gdes países!
Parabéns a todos os Mestres envolvidos no trabalho!!

Avatar
fassina.cesar@gmail.com
4 anos atrás

Parabéns a todos envolvidos! Conheço o Coordenador Paulo de Tarso Rocha, Profa Laura Sanches, o curador Mauricio Moura, a equipe, o corpo docente, direção e funcionários e tive o privilégio como vizinho da escola de acompanhar este lindo trabalho realizado na E. E. Major Arcy. Parabéns!

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.