A rede pública é a que mais emprega pedagogos e professores licenciados no Brasil, de acordo com o Censo Escolar. Segundo o levantamento de 2018, o país tem 2,2 milhões de professores. Destes, 1,7 milhão atua na rede pública, entre efetivos e temporários. Para o ingresso nessa rede, salvo casos de editais de contratação temporária ou instituições de ensino conveniadas com organizações sociais, é necessária a aprovação em um concurso público.

Para auxiliar professores substitutos, recém-formados e demais profissionais que desejam ingressar na rede pública de ensino, alguns canais no YouTube disponibilizam conteúdos voltados para concursos da área educacional. Os vídeos trazem aulas, simulados e exercícios comentados sobre temas variados, como Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE), entre outros. Confira!

Prof. Alexandre Siqueira – Educação para concursos
Canal direcionado ao estudo da ciência geográfica e suas relações com as políticas públicas de educação. Há playlists sobre LDB, ECA e direitos humanos, com questões comentadas e dicas gerais para se sair bem em provas.

Os Pedagógicos
Os professores Carlinhos Costa e William Dornella abordam assuntos como LDB, PNE, divisão da educação escolar, divisão de currículo, Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), entre outros. O canal também traz revisão de conteúdos, orientações para provas de múltipla escolha e dicas rápidas de redação e gramática.

Fabiana Firmino
O canal destaca dicas de conhecimento pedagógico, simulados, questões e exercícios comentados voltados a concursos para secretarias de educação, pedagogos e técnicos de assuntos educacionais.

Prof. Davi
Além de trazer temas sobre as políticas educacionais em geral, como a BNCC, também aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino, além de questões atualizadas sobre a LDB.

Tanalousa Carreiras Educacionais
Canal com videoaulas, dicas e informações sobre concursos de carreiras educacionais. No ar desde 2017, reúne playlists sobre educação infantil, conhecimentos pedagógicos e resolução de exercícios. Também discorre sobre as tendências pedagógicas com revisão de questões apresentadas em concursos.

Concursos para Professores
No ar desde 2015, o canal apresenta dicas e videoaulas sobre conhecimentos pedagógicos em geral. Destaques para as concepções e contradições do ensino médio integrado, a aula comentada do livro “Gestão Democrática da Escola Pública”, de Vitor Paro, e temas como ECA e LDB.

Pedagogia para concurseiros
Com mais de 25 mil inscritos, o canal tem vídeos temáticos bem variados. Nele, é possível encontrar resenhas de livros pedagógicos, dicas do que se deve estudar, editais comentados, didática, currículo, gestão democrática, planejamento participativo, organização da educação brasileira, projeto político pedagógico, funções da avaliação, metodologia de projetos, entre outros.

Crédito da imagem: print canal “Os Pedagógicos”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Educação decolonial: confira possibilidades de abordagem em 10 disciplinas

Conhecimentos de populações tradicionais trazem diversidade ao currículo escolar

Pensadores na Educação: propostas pedagógicas que marcaram a história da educação brasileira

Na quinta temporada da série, vídeos tratam dos projetos de Darcy Ribeiro, Abdias Nascimento e outros

Especial plano de aula

Série de vídeos ajuda professor a elaborar planejamento

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.