Conteúdos

• Leitura e Interpretação;
• Expressão Corporal e Movimento;
• Brincadeiras;
• Cantigas;
• Cultura popular.

Objetivos

• Desenvolver o interesse pelas brincadeiras antigas valorizando a nossa cultura.

• Conhecer cantigas de roda por meio da socialização, expressão oral e escrita.

• Relacionar as brincadeiras de antigamente com as dos dias atuais explorando a comunicação e expressão.

• Aprimorar a coordenação motora e percepção visual expressando a sua imaginação e criatividade.

• Participar do resgate da importância do brincar por meio de poesias, obra de arte, vídeos e livros.pt.wikipedia.org/wiki/Toy_Story

1ª Etapa: Exibição do Filme

Proposta de Trabalho:

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.

É um filme de animação, aventura dos brinquedos vivos. Foi uma revolução da Pixar (é uma empresa de animação digital norte-americana pertencente ao grupo Disney). Arrecadou 2 bilhões de dólares de bilheteria. Foi indicado ao Oscar em 1996 na categoria de Roteiro Original. Assista o filme com os alunos solicitando que prestem atenção ao enredo e aos detalhes.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

Os alunos serão divididos em grupos para elaborarem cartazes sobre o que mais chamou atenção no filme em relação aos valores, aos personagens de que mais gostaram, à mensagem que ficou. Cada grupo irá expor o seu ponto de vista e faremos assim um pequeno debate.

Em seguida, iremos fazer um painel em que cada aluno deverá colocar o nome de seu brinquedo preferido.

3ª Etapa: Pesquisa sobre as brincadeiras de antigamente

Inicie distribuindo aos alunos, organizados em grupos, quebra-cabeças com as poesias  Jogo de bola, A boneca, Chocalho, Boneco de Pano, Urso de Pelúcia, Bola de sabão e Trem de Lata. Para preparar o material, consulte o link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.  Depois de montar a poesia, deverão apresenta-la utilizando a sua criatividade.

Em seguida, iremos assistir ao vídeo de estreia do Projeto Território do Brincar, disponível no link 7. Após a exibição, questionar os alunos sobre os brinquedos e as brincadeiras que foram apresentadas no documentário.

Em seguida, serão divididos novamente em grupos e deverão criar um questionário para realizar uma pesquisa sobre quais os brinquedos que seus pais ou avós lembram-se de sua infância. O aluno terá a liberdade de apresentar os dados coletados por meio de vídeos, cartazes, maquete, etc.

Esta atividade poderá ser complementada como o convite, às pessoas da comunidade, para virem ensinar a turma a confeccionar um brinquedo de antigamente.

4ª Etapa: Brincadeiras na Pintura

Inicie o trabalho apresentando obras dos pintores Candido Portinari (link 3), Pieter Brueghel (link 4) e Milton Dacosta (link 5).


Em seguida, solicite que os mesmos façam uma pesquisa sobre a vida e obras dos pintores acima. Escolher um pintor e uma obra de arte e reproduzir uma releitura do mesmo no programa Tux Paint (link 8).

5ª Etapa: Produção de vídeo

Apresentar para os alunos o site Alzira Zulmira (link 8). Nesta proposta, os alunos serão divididos em grupo de acordo com o número de smartphones, para que os mesmos possam baixar o Programa VivaVideo (link 9 ).

No site da Zulmira, cada grupo deverá escolher  uma cantiga de ninar e produzir um vídeo sobre a canção. representar a mesma por meio do vídeo criado por eles.

6ª Etapa: Fechamento

Construa com o grupo uma listagem coletiva dos brinquedos e das brincadeiras atuais.

Utilizando o programa Cheese (link 9) peça que os alunos façam uma entrevista com os colegas da escola sobre a importância do brincar e quais são seus brinquedos e brincadeiras preferidas.

Em seguida, eles apresentarão para os colegas os resultados obtidos e participarão da confecção de um livro sobre as brincadeiras e brinquedos relatando todas as aprendizagens vivenciadas durante as etapas por meio de um texto coletivo.

Para finalizar, proponha uma campanha de coleta de brinquedos usados e arrume-os para doação. Escolha uma instituição de caridade dentro do bairro em que a escola se localiza.

Materiais Relacionados

1. Adquirir o DVD Toy Story ou alugar, pois este filme pode ser visto diversas vezes com vários olhares;

2. As poesias trabalhadas podem ser encontradas nos seguintes sites:

Jogo de bola – Cecília Meireles;

A boneca – Olavo Bilac;

– Livro Saco de brinquedos – Autor: Carlos Urbim Ilustradora: Laura Castilhos Designer: Tatiana Sperhacke;

Veja obras de arte e relatos das obras de Arte de, e, nos seguintes sites:

4. Pieter Brueghel

5. Milton Dacosta;

6. Vídeo do Território de Brincar;

7. Programa Tux Paint disponível;

8. Programa VivaVideo, disponível;

9. Programa Chesse, disponível;

Toy Story

Sinopse: O brinquedo favorito de Andy Davis, um menino com oito anos, é um cowboy de pano, o Xerife Woody. O que Andy não sabe é que quando os humanos não estão olhando os brinquedos ganham vida. Woody é considerado o líder dos brinquedos do quarto do Andy. Woody é muito amigo de Slinky, um cão com molas que é muito fiel ao cowboy. Andy ainda possui outros brinquedos, tais como Porquinho, o porco-cofrinho; Sr. Cabeça de Batata, o clássico brinquedo montável da Hasbro; Rex, o Tiranossauro de brinquedo; Betty, a pastora de ovelhas que possui uma queda por Woody; dentre muitos outros. Como a casa em que Andy mora está à venda e seu aniversário se aproxima, a festa de aniversário do garoto é antecipada, fazendo com que os brinquedos entrem em pânico, com medo de serem trocados e esquecidos. Com isso, Woody pede ao Sargento Verde e ao seu batalhão para se esconderem com uma escuta no andar de baixo. Andy não ganha nenhuma “ameaça”, mas lhe dão um presente surpresa: uma moderna e sofisticada figura de ação: o patrulheiro espacial Buzz Lightyear, que logo conquista a popularidade entre os demais brinquedos e desperta ciúme e inveja em Woody, já que Andy está fazendo o astronauta de herói das suas brincadeiras. Mas parece que Buzz veio com um defeito de fabricação: ele não sabe que é um brinquedo e acha que é um verdadeiro patrulheiro espacial, agindo como tal, já que pensa que caiu num planeta desconhecido e suas frases e atitudes remetem ao autêntico Buzz Lightyear. Tal hábito impressiona todos os brinquedos, exceto Woody, que se irrita inclusive com as histórias contadas por Buzz e insiste em convencê-lo de que é um brinquedo. Ficha Técnica: Gênero: Animação Direção: John Lasseter Roteiro: Alec Sokolow, Andrew Stanton, Joe Ranft, Joel Cohen, John Lasseter, Joss Whedon, Pete Docter Elenco: Andrew Stanton, Annie Potts, Bill Farmer, Brittany Levenbrown, Cody Dorkin, Craig Good, Danielle Judovits, Debi Derryberry, Don Rickles, Erik von Detten, Greg Berg, Gregory Grudt, Jack Angel, Jan Rabson, Jeff Pidgeon, Jim Varney, Joe Ranft, John Morris, John Ratzenberger, Kendall Cunningham, Laurie Metcalf, Lisa Bradley, Mickie McGowan, Patrick Pinney, Penn Jillette, Phil Proctor, R. Lee Ermey, Ryan O’Donohue, Sam Lasseter, Sarah Freeman, Scott McAfee, Shane Sweet, Sherry Lynn, Spencer Aste, Tim Allen, Tom Hanks, Wallace Shawn.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – A alegria de brincar

Tags relacionadas

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
Silvana Ferreira
5 anos atrás

Uau!!! Que projeto Show!!!! Adorei! Posso Copiar?!

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.