Conteúdos

Vida e obra de Romero Britto.

Objetivos

Conhecer a vida e as obras do artista
Desenvolver a observação, sensibilidade,  crítica e o gosto pela arte
Explorar diferentes aspectos da obra como linhas, formas e cores
Estimular o uso da internet como fonte de pesquisa
Incentivar a criação de uma obra com base no estilo do artista

1ª Etapa: Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo processo, de forma contínua, por meio das observações e registros.

2ª Etapa:  Introduzindo o tema

Comece a aula numa roda de conversa, mostrando, com o auxílio de um data show e de objetos digitais de aprendizagem, uma ou mais obras do artista plástico Romero Britto. Pergunte a opinião dos estudantes sobre o que viram. Enfatize os comentários sobre as cores e formas utilizadas na obra.

3ª Etapa: Pesquisar e agrupar informações

Peça que pesquisem sobre o artista, utilizando a internet. Defina um tempo para esta pesquisa. Solicite que digam o que descobriram sobre Romero. Anote as informações colhidas em local visível (quadro ou papel bobina).


Sugira que pesquisem nas imagens do Google as obras do artista, com os respectivos título, técnica, ano de produção e dimensões.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liste as obras de que mais gostaram e monte um gráfico com as preferências. Destaque as formas e os temas contidos nas obras e permita que os estudantes explorem e criem utilizando materiais disponíveis em sala.

 

 

4ª Etapa:  Mãos à obra

Prepare com antecedência o arquivo digital da obra mais votada para que cada estudante possa colorir utilizando o Paint. Neste momento, cada um pode colorir da forma que desejar.Outra opção é preparar um arquivo com um trecho da obra e convidar a sala a completar do jeito que preferir, veja exemplos de propostas de “desenhos de interferência”

 

5ª Etapa:  Releitura da obra

Converse com a turma sobre as principais características da obra de Romero Brito: figuras que podemos reconhecer (obras figurativas),  desenhos contornados em preto com áreas preenchidas em cores vivas. Preenchimento com grafismos (listas, círculos). Agora proponha que cada estudante crie uma obra com as características listadas. Para fechar a atividade, produza uma Exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes, de forma que toda a escola possa ter acesso.

 

Com a participação de todos, discuta e decidam qual o local mais adequado para a Exposição.

 

Registre com fotos e vídeos todo o processo de pesquisa e construção. Utilizando o aplicativo Viva Vídeo, monte uma apresentação ou solicite que um aluno que saiba o faça. Caso haja esta possibilidade, proponha a pintura de uma ou mais obras nos muros da escola. Se necessário, solicite o apoio de outros profissionais da escola para auxiliarem neste momento.

Materiais Relacionados

 1 – Biografia do artista em:
 
 
2- Biografia  em vídeo. Disponível em 
 
3- Diversas obras do artista neste link  e tmbém aqui .
      
 

Arquivos anexados

  1. A arte de Romero Britto
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.