Conteúdos

Estudo da População Brasileira

Objetivos

Compreender as características principais da ocupação do território brasileiro;
Conhecer e utilizar alguns conceitos referentes ao estudo da população, como população absoluta, densidade demográfica, composição da população, crescimento populacional.

1ª Etapa: Introdução do tema

Apresente à turma a tabela e o gráfico relativos à população brasileira disponíveis nos sites sugeridos acima. Levante com o grupo os motivos que, imaginam, contribuíram para o aumento da população no Brasil, entre 1900 e 2000. Indague também os motivos que, imaginam, contribuíram para a projeção apresentada.

2ª Etapa: Construção dos instrumentos de estudo das populações

Apresente ou retome com a turma os conceitos de População Absoluta, Densidade Demográfica, Taxa de Natalidade / Taxa de Mortalidade / Crescimento Vegetativo / Taxa de Fecundidade / Expectativa de Vida. Utilize para isso o texto "População Mundial e Brasileira, indicado no começo deste projeto.

3ª Etapa: Proposta de pesquisa

Organize a sala em grupos e proponha que cada um deles pesquise fatores que influenciam os dados referentes à população brasileira no século XX. E ainda como eles impactam na População Absoluta, na Taxa de Natalidade e de Mortalidade, no Crescimento da população e na Expectativa de Vida dos brasileiros. – imigração – migrações internas – urbanização – melhoria das condições sanitárias e acesso aos cuidados de saúde.

4ª Etapa: Socialização e aprofundamento

Organize a apresentação dos dados pesquisados e proponha ao grupo que discuta a projeção para o futuro da população brasileira a partir da leitura do artigo: “Novos desafios de um país mais velho”

Materiais Relacionados

Leia aqui o texto “População mundial e brasileira"
Consulte aqui o material relativo às características e ao crescimento populacional no Brasil: História da População Brasileira

Arquivos anexados

  1. A População Brasileira
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.