Conteúdos

– Oceano

Objetivos

– Identificar a concepção de oceano dos/as estudantes
– Compreender a importância do oceano para a vida na Terra
– Entender que o oceano e a humanidade estão interligados

Série/Ano:
2º ano do ensino fundamental
Vale destacar que apesar da sugestão de atividade ser para o 2º ano, esse conteúdo pode ser apresentado durante o 3º e o 4º ano do ensino fundamental.

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos/aula)

1ª Etapa: Identificando as concepções dos/as estudantes acerca do oceano

Professor/a, nesta primeira etapa, explore com as crianças o que elas compreendem e sabem a respeito do oceano. Se possível, leve imagens, vídeos e poemas que abordem as representações do oceano para que a turma seja inserida nesse imaginário. Caso você resida em região costeira, busque investigar com os/as estudantes a questão econômica que perpassa a relação que eles/as estabelecem com o oceano. Caso não resida em região costeira, aproveite para problematizar esse tema.

Com essa incursão inicial sobre o tema, você pode investigar quais são as representações que os/as estudantes construíram acerca da importância do oceano. Se não chegarem espontaneamente ao ponto, você pode direcioná-los/as. Questione: Para que serve o oceano? Somente para divertimento? Somente para nos fornecer alimento? Com isso, você pode direcioná-los/las no sentido de apresentar o princípio de que o oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

2ª Etapa: Estreitando os laços que interligam oceano e humanidade

Nessa segunda etapa, você pode relacionar a temática da relação entre a humanidade e o oceano e mostrar o quanto o oceano afeta nossa vida, assim como fornece grande parte do oxigênio disponível na Terra. Além disso, mesmo que de forma indireta, ele também fornece água doce, pois as chuvas se originam com a água do oceano. Assim, ele regula o clima da Terra e afeta a saúde humana.

Problematize também o quanto o ser humano acaba por afetar o oceano de várias formas, você pode dar ênfase à questão da poluição. Apresente o vídeo “Poluição da água – O Mar não está para peixe”.

Utilize o vídeo para problematizar o quanto afetamos o oceano e o quanto somos responsáveis por protegê-lo, isso porque ele sustenta a vida na Terra. Por essa razão, ações individuais e coletivas são necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do oceano.

3ª Etapa: Elaborando formas para preservação

Para concluir, elabore com os alunos/as uma lista de práticas que podem ajudar a preservar os mares, rios, nascentes e lençóis freáticos do nosso planeta. Essa lista pode ser divulgada pela escola em panfletos produzidos pelos estudantes, ou com uma exposição de cartazes.

Materiais Relacionados

Professor/a, o conhecimento da população a respeito do oceano e de suas características ainda está bastante aquém das inúmeras possibilidades que ele nos apresenta. Com este plano de aula, que tematiza a “alfabetização oceânica”, você será inserido em um conceito que vem sendo defendido no âmbito de instituições e de agências internacionais que zelam pela proteção e pelo entendimento da importância dos oceanos para nossa vida na Terra. Conhecer é se munir de meios para preservar; e mais, ser alfabetizado no oceano implica entender as influências que ele exerce sobre nós, bem como nossas influências, que podem ser diretas ou indiretas sobre ele.

De acordo com a publicação da UNESCO Ocean literacy for all: a toolkit (2007), os princípios da alfabetização oceânica são:

– A Terra tem um oceano global e muito diverso;
– O oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra;
– O oceano exerce uma influência importante no clima;
– O oceano permite que a Terra seja habitável;
– O oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas;
– O oceano e a humanidade estão fortemente interligados;
– Há muito por descobrir e explorar no oceano.

Com base nesses princípios, o que se propõe é que você tematize e explore questões iniciais como seus alunos a respeito da importância do Oceano para nossa vida.

Para saber mais, acesse os links que estão indicados na sequência.

Ocean literacy for all: a toolkit
Educação, mentalidade e cultura marítima: compreendendo o maior território da Terra
Glossário de termos do objetivo de desenvolvimento sustentável
Relatório mundial sobre a ciência oceânica: o estado atual da ciência oceânica no mundo, resumo executivo
Página Conhecer o oceano, do site Ciência Viva

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – alfabetização oceânica

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2 Comentários
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Raquel Santos
Raquel Santos
4 anos atrás

Lindo!?

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rosimari martins guadalupe placido
4 anos atrás
Reply to  Raquel Santos

Muito interessante.Ótimo conteúdo.

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