Conteúdos
• Volume e área da superfície de uma esfera.
Objetivos
• Discutir sobre a nossa responsabilidade sobre o acúmulo de plástico nos oceanos, possibilitando uma interface com outras áreas do conhecimento, tais como Biologia e Química.
1ª Etapa: Início de conversa – O plástico que consumimos
Organize os alunos em grupos e proponha a cada grupo que, durante uma semana, separe as embalagens plásticas descartadas em suas casas. Oriente-os a lavar as embalagens antes de armazená-las para evitar atrair insetos. Marque um dia para que os alunos levem o material para a sala de aula. Na data combinada, distribua uma folha com a reportagem a seguir, disponível no Link 1
Em seguida, pergunte aos alunos sobre a quantidade de plástico que eles descartam diariamente. Peça para que façam uma estimativa da área ocupada pelo material.
Para isso, leve os grupos para o pátio e oriente-os a desenhar quadrados com um metro de lado. Em seguida, peça que despejem as embalagens plásticas lado a lado e que estimem a área ocupada pelo plástico de cada grupo. Anote os dados de cada grupo e monte uma tabela com as informações.
2ª Etapa: Atividade multidisciplinar - Discutindo o ecossistema Platisfera e os diferentes tipos de plástico
Convide o professor de Biologia para falar sobre o tema. Ele pode aproveitar o texto acima e explorar temas relacionados aos problemas ambientais, em especial ao novo ecossistema denominado Platisfera. Sugira também o texto indicado no link 3. A discussão sobre reciclagem está relacionada com o tema e é possível aproveitar o momento para abordá-la. Convide o professor de Química para discutir sobre o assunto e explicar sobre as diferentes categorias que os plásticos podem ser divididos.
3ª Etapa: Destino adequado para o plástico recolhido
Explique aos alunos que os plásticos podem ser divididos em sete diferentes categorias e oriente-os a fazer a separação do plástico. Se achar apropriado, monte uma nova tabela após a separação, organizando as informações da área ocupada por cada tipo de plástico.
Conheça os modelos de plástico no material de apoio deste plano de aula.
4ª Etapa: Estimando nossa “parcela de culpa”
Proponha aos alunos que comparem a área ocupada pelo plástico que eles trouxeram com a superfície dos oceanos.
5ª Etapa: Sistematização: área e volume de uma esfera
Os alunos tiveram que desenvolver uma forma de encontrar a área de uma superfície esférica a partir dos dados do problema. Provavelmente, diferentes estratégias foram utilizadas. Peça a cada aluno que explique como fez os cálculos e diga que vocês vão encontrar uma fórmula para o cálculo da área de uma esfera.
6ª Etapa: Aplicação
Proponha outras questões relacionadas ao conteúdo. Sugerimos esta questão do Enem:
(Enem-2010-2ª aplicação) Se pudéssemos reunir em esferas toda a água do planeta, os diâmetros delas seriam:
A razão entre o volume da esfera que corresponde à água doce superficial e o volume da esfera que corresponde à água doce do planeta é:
a) 1/343
b) 1/49
c) 1/7
d) 29/136
e) 136/203
Materiais Relacionados
1. Artigo de Kelsey Campbell-Dollaghan (18 de julho de 2014) intitulado “Cientistas tentam entender o motivo de 99% do plástico dos oceanos ter sumido”. Disponível em http://gizmodo.uol.com.br/plastico-oceano-sumido/ .