Conteúdos

As fontes de energia – Renováveis e não renováveis

Objetivos

Identificar as diferentes fontes de energia;
Diferenciar energias renováveis e não renováveis;
Observar os impactos produzidos no meio ambiente;
Conscientizar sobre o consumo de energia elétrica – utilização responsável

Antes de dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução ao Tema

Inicie a atividade solicitando que os alunos observem quais objetos precisam de energia e quais os tipos de fontes de energia são necessários na escola. Posteriormente, peça para fazerem um levantamento de todos os tipos diferentes de energia que eles irão observar  durante um dia. Surgirão diversas respostas.
Ao final desta listagem, é importante que percebam o constante uso de energia e o quanto ela é necessária em nossas vidas.
Se preciso, desenvolva  algumas situações- problema ou algumas questões para que os alunos identifiquem o maior número possível de diferentes fontes de energia .
Como exemplo, sugerimos as seguintes questões:
– Qual tipo de energia precisamos para sobreviver?
– De onde vem a energia elétrica?
– Os meios de transporte utilizam qual forma de energia?
– Qual a fonte de energia utilizada nas grandes indústrias?
Aproveite o momento para perguntar também o que eles acham que aconteceria se uma dessas formas de energia se esgotasse, e quais problemas iriam acarretar para a população.

2ª Etapa: Exploração do Objeto

Organize os alunos em duplas produtivas e peça para que acessem a atividade interativa “Fontes de Energia”, disponível no NET Educação (material de apoio).
Nessa atividade, os alunos percorrerão um breve histórico sobre as descobertas das diferentes fontes de energia. Poderão também entrar em contato com as características das principais fontes  de energia. O objeto abordará também a importância de usarmos a energia de forma consciente, dando dicas de atitudes que nos ajudam a economizá-la.
Durante a exploração da atividade, permita que os estudantes retornem quantas vezes forem necessárias para esclarecimento de dúvidas e compreensão das informações, e solicite que eles anotem as principais informações obtidas para socializarem posteriormente.
Ao final, numa roda de conversa, compartilhem as descobertas, registrem-nas e deixem-nas expostas.

3ª Etapa: Realizar Pesquisa e Vídeo

Solicite a realização de uma pesquisa sobre as diferentes fontes de energia, destacando quais são renováveis ou não renováveis, e sua relação com a preservação do meio ambiente. Para isto, organize grupos com quatro integrantes e, no coletivo, defina o tipo de energia a ser pesquisada por cada grupo (hidráulica, fóssil, solar, biomassa, eólica, nuclear, geotérmica, marés).
Na pesquisa deverão constar as seguintes informações:
– Tipo de energia;
– Fonte: (renovável ou não renovável);
– Meios utilizados para extração
– Problemas e/ou benefícios que trazem para a população e para o meio ambiente.
Posteriormente, solicite que os alunos  socializem as informações obtidas e que, juntos, produzam uma reportagem que fale sobre as diferentes formas de energia, os problemas que algumas trazem para o meio ambiente e a importância do seu uso consciente.
Neste momento, o professor deverá acompanhar orientando-os quanto à definição do tema, abertura, se haverá entrevista, jingle (mensagem elaborada com um refrão simples e de curta duração), imagens, entre outros.
O vídeo poderá ser mostrado para as outras turmas da escola como uma forma de socializar as informações e conscientizar sobre o uso da energia.

Materiais Relacionados

Caro professor, é importante verificar algumas informações sobre Fontes de Energia e os impactos no meio ambiente, portanto, sugerimos alguns links:

Energia:
http://www.smartkids.com.br/especiais/energias.html

Vídeos:
Energia solar diferente:
http://www.youtube.com/watch?v=rar8FqMa38U&feature=related
Energia eólica:
http://www.youtube.com/watch?v=4gQ-eRFYtZE&feature=related
Bagaço de cana vira energia:
http://www.youtube.com/watch?v=AxtjA96Zrg0&feature=related
Biomassa como fonte de energia:
http://www.youtube.com/watch?v=1Q5RD9S1TY8&feature=related
Documentário TV Câmara – Geração energia – 1/2:
http://www.youtube.com/watch?v=V5wO31PcyT0

Idealização e edição final NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – As fontes de energia – Renováveis e não renováveis

Tags relacionadas

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
Editor
Instituto Claro
5 anos atrás

Olá Giovana! Foi publicado em 24 de fevereiro de 2012. Obrigada!

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.