Conteúdos

Sistema solar

Objetivos

Conhecer as características de cada planeta que compõem o sistema solar.
Ler textos a fim de coletar dados sobre o tema estudado.
Criar planetas imaginários e escrever suas características.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

1ª Etapa: Início de Conversa

“A Astronomia é a ciência do céu, e o céu é tudo que existe, é o espaço incomensurável que envolve tudo, e o conjunto de estrelas cada uma delas um sol; é o sistema planetário, é Júpiter, Saturno, Marte, Vênus, é enfim nosso planeta, a Terra, que como os demais, gravita isolada no espaço. É a ciência do infinito e da eternidade, ela abarca tanto as origens como os extremos limites do futuro. A Astronomia tem por fim fazer-nos conhecer o Universo onde nos encontramos e do qual fazemos parte.”
Jean Nicolini, autor do livro “Manual do Astrônomo Amador”

As crianças são curiosas por natureza e, assim como os cientistas que procuram respostas para todos os fenômenos conhecidos ou não, buscam constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades. A astronomia desperta nas crianças um grande interesse, pois é um tema repleto de incógnitas e que mobiliza novas descobertas.

Abordar astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental é permitir que as crianças aprendam sobre o mundo onde vivem e, principalmente, é oferecer uma boa oportunidade para que intensifiquem suas perguntas estimulando a capacidade investigativa de cada um.

Neste plano de aula escolhemos introduzir o tema astronomia nas séries iniciais de uma forma lúdica e prazerosa, pois as crianças conhecerão o universo real que habitamos para depois criar um universo imaginário que estará dentro da criatividade e da imaginação de cada um.

2ª Etapa: Sondagem inicial do tema: Quais planetas conhecemos?
Você pode iniciar a aula de duas formas diferentes, a primeira é apresentando aos alunos o livro “Pequenas observações sobre a vida em outros planetas”, escrito por Ricardo Silvestrin, para saber mais sobre o livro acesse o link da editora disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Neste livro você encontrará poemas criativos sobre planetas imaginários como planeta sujs ou planeta samba. Comece a aula apresentando o livro aos alunos diga que ele traz muitos planetas malucos que não existem realmente, pergunte se eles conhecem os planetas reais que compõem o Sistema Solar e faça uma lista na lousa com os nomes que eles ditarem. Posteriormente, pergunte aos alunos que planetas eles acham que encontrarão no livro, se são os que estão na lista ditada por eles. Após esta conversa inicial, leia o livro em voz alta para os alunos e, ao final da leitura, pergunte ao grupo que outros planetas poderiam existir que não estão no nosso sistema e nem no livro do Ricardo Silvestrin, copie as ideias dos alunos em uma lista na lousa.

Caso não possua o livro referência você pode iniciar a aula pedindo aos alunos que ditem a você para que escreva na lousa, os nomes dos planetas que integram o Sistema Solar. Depois disso, pergunte aos alunos que outros planetas poderiam existir, que planetas eles gostariam de criar para compor o sistema. Com estas informações, crie outra lista na lousa com os nomes dos planetas que as crianças gostariam que existissem.

3ª Etapa: Apresentando materiais para coleta de dados
Após a sondagem inicial realizada com os alunos, diga a eles que cada um criará um planeta imaginário para expor na sala de aula, mas que antes disso deverão pesquisar sobre os planetas que compõem o Sistema Solar a fim de conhecer suas características. Estas informações serão utilizadas como referência posteriormente para que criem seus planetas.

Para este momento, separe diversos materiais (livros, revistas, jornais) em que os alunos poderão encontrar informações sobre os planetas do Sistema Solar e aprender mais sobre eles. O ideal é colocar não só os livros de pesquisa, mas também livros de história sobre o assunto, por exemplo, “O menino da lua” do Ziraldo ou “Azul e lindo: planeta Terra nossa casa” da Ruth Rocha, pois os alunos serão estimulados a separar os materiais que servem para uma pesquisa científica e quais não são adequados (como, por exemplo, as narrativas). Distribua os materiais em pequenos grupos e peça aos alunos que separem os que têm informações sobre os planetas do sistema solar, diga que só serão validos textos que expliquem ou tragam uma notícia ou informação sobre os planetas e não livros que contem uma história apenas. Esta proposta é importante pois, além de aprender a diferença entre textos expositivos, notícias e narrativas, os alunos serão convidados a ler individualmente ou em pequenos grupos com uma função real de leitura: ler para saber mais sobre um determinado assunto.

4ª Etapa: Conhecendo os planetas do Sistema Solar
Selecione o material separado pelos grupos de alunos e leia em voz alta para a sala aqueles que têm as informações mais completas sobre os planetas e o sistema solar. Ao concluir a leitura de cada material selecionado, escreva em um quadro o que aprenderam sobre cada planeta (características como tamanho, temperatura, proximidade com o sol, é conhecido por…, entre outras).

Sugestão de quadro:

Provavelmente o quadro do Planeta Terra terá mais informações que os outros, explique aos alunos que isso é normal visto que é o planeta onde vivemos e por isso sabemos mais sobre ele do que sobre os outros.

Para complementar o trabalho sobre os planetas do sistema solar, você poderá agendar uma visita ao planetário de sua cidade ou visitar a seção Universo no Catavento Cultural localizado no centro de São Paulo, para saber informações sobre estes lugares acesse o link “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

Você poderá também, assistir com os alunos vídeos sobre o sistema solar e os planetas. Você poderá encontrar diversas opções em canais de compartilhamento de vídeos na internet.

5ª Etapa: Criando planetas imaginários
Ao preencherem completamente a tabela dos planetas com as informações aprendidas sobre eles, entregue a cada aluno uma folha sulfite A4 e solicite que desenhem um planeta imaginário, que gostariam que existisse no Sistema Solar, peça que usem a criatividade e inventem um planeta bem diferente e original.

Após a produção dos desenhos peça aos alunos que, em outra folha sulfite escrevam as características do planeta e de seus moradores. Ao propor aos alunos que escrevam essas características, você proporciona momentos de reflexão sobre o sistema de escrita e poderá ajudar os alunos a avançarem em suas hipóteses.

6ª Etapa: Confeccionando os planetas com sucata
Com os planetas idealizados pelos alunos, os desenhos feitos e as características escritas, proponha a eles que criem seus planetas com sucatas para depois realizar uma exposição na sala que poderá ser vista por outros alunos da escola ou pelos pais. Nesta exposição deixe a mostra os planetas feitos com sucata junto aos desenhos e características escritas.

Como os textos serão apresentados a um leitor final é importante auxiliar os alunos na revisão de seus textos, a fim de produzir escritas mais próximas de uma escrita convencional.

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre os planetas e o espaço acesse o link http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_espacio/planetas/index.shtml

2. Para saber mais sobre as características dos planetas acesse o link  http://www.brasilescola.com/geografia/planetas-2.htm

3. Para saber mais sobre as características dos planetas e do sistema solar acesse o link http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-solar.html

4. Para saber mais sobre visitas e notícias dos Planetários de São Paulo e do Rio de Janeiro e do Catavento Cultural acesse os links abaixo:

5. Para saber mais sobre o livro “Pequenas observações sobre a vida em outros planetas” acesse o link da editora http://www.moderna.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2F212E9B012F2C6BF30801C2&itemId=46165F8F196A4F2E91C93E7231E4DDDC

6. Para conhecer mais livros sobre o assunto acesse os links abaixo:

7. Para saber mais notícias sobre planetas, universo e sistema solar acesse os links abaixo:

Arquivos anexados

1. Astronomia: Planetas Imaginários

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.