Conteúdos

Diversidade cultural; Fatos históricos; Tipos textuais;Uso das tecnologias;Tempo; Espaços geográficos;Satélites naturais.

Objetivos

Desenvolver a competência para interpretação de texto;
Reconhecer características e elementos de uma narrativa;
Ampliar os conhecimentos sobre territórios (cidade, estado, país, continente, etc);
Conhecer características culturais diversas;
Refletir sobre os processos da evolução e avanços tecnológicos.

1ª Etapa: Exibição do Filme

É interessante apresentar o longa-metragem de animação As aventuras do avião vermelho de uma só vez às crianças, se possível sem interrupções. Pode-se salientar que se trata de uma animação brasileira que cumpre a ideia original do termo “animação”, que quer dizer “dar alma”. Fazer animação significa dar vida a algo que não tem vida própria, que pode ser um objeto, um desenho. Esta animação é baseada em uma história infantil de Érico Veríssimo, importante escritor do séc. XX. A história original foi publicada em 1936, ou seja, 79 anos antes da realização da animação. 1936 também foi o ano de nascimento de seu segundo filho, o também escritor Luís Fernando Veríssimo. Não por acaso, o personagem protagonista chama-se Fernandinho.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

Após a exibição, pode-se conversar com os alunos sobre as primeiras impressões que tiveram. Como viram as brincadeiras de Fernandinho, se o personagem lembrou alguém que eles conhecem. Para suscitar o debate é interessante lembrar com a turma:
Como Fernandinho era no início da história?
Como seu pai tenta se aproximar dele?
Ele gosta da escola?
O que o faz deixar de ser mal-humorado?
Por que uma criança às vezes cria situações irritantes e até perigosas para chamar a atenção dos adultos?
Elucidar essas questões auxiliará os alunos a compreenderem as camadas de significado contidas nessa história, como a relação entre imaginação e aventura, a relação de afeto que Fernandinho cria com seus brinquedos, a relação com a escola que se altera no final do filme. Seria interessante explorar o enredo e dividi-lo em partes: em que momento se dá a virada na história? Qual o momento de clímax? É interessante relacionar o universo lúdico de Fernandinho com a informação que ele obteve a partir da leitura proposta pelo seu pai, dado que, em seus momentos de apatia e desânimo, Fernandinho refugiava-se no videogame. Somente após a leitura das histórias do Capitão Tormenta é que ele se encheu de motivação e alegria, inserindo-se num universo de aventuras e provações que ele mesmo criou.

3ª Etapa: Narrativa

O filme pode propiciar o conhecimento da biografia de Érico Veríssimo. Em seguida, podemos relacionar a história com os elementos que a estruturam. Por exemplo:
 – Há personagens antagônicos?
 – Quais são os cenários que compõem a história?
 – Como identificar, no enredo, seus momentos de suspensão, clímax e desfecho?
 – O foco narrativo se dá em quais personagens da história?
Vale lembrar que, na primeira viagem de Fernandinho, à Lua, ele descobre que todos os lunáticos falam ao contrário. A própria música que toca na festa é em português ao contrário. Pode-se propor essa brincadeira com a turma, pois, além de expandir a capacidade de raciocínio, gera momentos de risada e descontração. Nos extras do DVD pode-se conferir o clip dessa música com legenda didática.
Vale lembrar também que, quando foi escrito o livro, o homem não tinha chegado à Lua, portanto pensar o que havia lá ainda era puro exercício de imaginação. Os alunos podem ser convidados a imaginar o que existe em planetas ainda não alcançados pelo homem.

4ª Etapa: Noções de espacialidade e consciência do mundo

Podem ser realizadas atividades que expandam a consciência de mundo, não só em suas proporções físicas – noções espaciais entre casa, bairro, cidade, estado, país, continente, mares, rios, oceanos etc. – mas também em suas proporções culturais. Os territórios visitados nas peripécias de Fernandinho são: Lua, China, África, Índia e Rússia. Apresentar aos alunos como a Geografia distingue e categoriza esses territorios: satélite natural, planeta, continentes e países etc. Materiais como um globo terrestre, mapa mundi, ou até mesmo ilustrações explicativas auxiliam a distinção desses termos. Os alunos podem localizar no Globo Terrestre onde fica Kamchatka. Pode ser citado que houve um período da História (guerra fria) em que a Rússia e, portanto, também Kamchatka, fizeram parte da União Soviética. A partir dos anos 1990 o mapa múndi mudou novamente.
Podem ser propostas atividades em grupo, como fazer pesquisas sobre as características culturais (roupas tipicas, comidas, linguagem) e físicas (hábitos culturais, padrões de comportamento etc.). Vale frisar aqui a questão do preconceito e xenofobia para que desde cedo as crianças tenham contato com essa questão. Como, por exemplo, algumas culturas tidas como exóticas e/ou subdesenvolvidas sofrem com o preconceito étnico das culturas dominantes?
Uma característica cultural forte é a linguagem. No caso do Brasil, que é um país muito grande, são evidentes as diferenças de entonação e vocabulário em cada região do país. O filme foi realizado no Rio Grande do Sul, estado de origem de Érico e Luiz Fernando Veríssimo. A dublagem dos personagens foi feita por atores e atrizes de várias regiões do país, mas é nítido que Fernandinho e o pai foram dublados por atores gaúchos, pois o sotaque é facilmente identificado. Seria interessante saber se existem alunos e alunas, ou seus familiares, oriundos de outras regiões do Brasil ou de outro país, para se discutir a diversidade de linguagem de uma forma positiva.
A forma de apresentação desse levantamento de diversidade cultural pode ser realizada a partir de várias expressões artísticas como teatro, música, desenhos, etc. Neste momento um trabalho conjunto com o (a) professor (a) de Arte pode ser interessante, incluindo a música “Ora Bolas”, da dupla Palavra Cantada (verificar “para saber mais”).

5ª Etapa: Noções de tempo cronológico e processos históricos

A história original foi publicada em 1936. Como os alunos imaginam o mundo dessa época? Eles conhecem pessoas/familiares que nasceram na década de 1930? Havia computadores e videogames? Refletir sobre essas questões auxilia o desenvolvimento da concepção humana acerca dos momentos históricos e suas transformações sociais advindas do progresso tecnológico.
Já a animação foi realizada no século 21, lançada comercialmente em 2014. Qual o sentido de se contar a mesma história quase 80 anos depois? Como a tecnologia modificou a vida das crianças e a forma como elas brincam?

Materiais Relacionados

O filme pode ser encontrado no youtube, sem necessidade de legenda.
Biografia de Érico Veríssimo segue no link:
Adquirindo o DVD, além de enriquecer o acervo de filmes da escola, o educador terá acesso aos extras onde encontrará informações relevantes sobre a animação.
A canção “Ora, Bolas”, da dupla Palavra Cantada apresenta a questão espacial de forma muito criativa.
As Aventuras do Avião Vermelho (do clássico infantil de Érico Veríssimo)
Sinopse:
A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado, Fernandinho entra na história e decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
Ficha técnica
Título: As Aventuras do Avião Vermelho
Gênero: Animação
Duração: 90 min.
Direção: Frederico Pinto e Jose Maia Roteiro: Camila Gonzatto e Emiliano Urbim. Elenco (vozes): Pedro Yan (Fernandinho); Lázaro Ramos (Chocolate); Milton Gonçalves (avião); Zezeh Barbosa (Josefina); Wandi Doratiotto (ursinho); Sérgio Lulkin (pai) e Fernando Alves Pinto (Lunar);
Classificação: Livre
Ano/Pais de Producao: Brasil/2014

Arquivos anexados

  1. Aventuras da linguagem
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.