Conteúdos

Bairro

Objetivos

Definir o conceito de bairro;
Identificar os tipos de bairro;
Realizar pesquisas;
Verificar características do local em que moramos.
Conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constrói;

1ª Etapa: Introdução do tema

Inicie a atividade fazendo um levantamento com os alunos dos bairros em que eles moram. Depois, esclareça que os bairros não são homogêneos, e podem mesmo ter em si diversas características sociais e organizacionais.



Nesse momento, levante algumas questões para problematizar:



– Será que esse bairro sempre foi assim?



– Será que esse bairro pode ser classificado como industrial, comercial ou residencial? Se constatar que não é possível aplicar esta classificação, levante os motivos.



– Quais semelhanças são possíveis observar entre eles? Existem diferenças?



– Todos os bairros são iguais?

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Organize a turma em duplas de trabalho, procurando colocar alunos que moram no mesmo bairro juntos, para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática.



Peça para que acessem a atividade interativa “Bairro, na aba material de apoio.



Nessa atividade, os alunos entrarão em contato com o conceito de bairro, poderão explorar as características diferentes de cada um de acordo com a atividade predominante e serão convidados a criar seu bairro fictício, classificando-o como industrial, comercial ou residencial.



Ao término da atividade, auxilie a turma a encontrar, no Google Maps, o bairro onde a escola e sua casa se localizam.

3ª Etapa: Pesquisa de Campo

Professor, nesta etapa da atividade você trabalhará a leitura das paisagens quotidianas, ou seja, a vida nos bairros, a partir da descoberta do território cotidiano dos estudantes – lugares, quarteirões, comércio, habitações, rede de transporte -, e é igualmente importante compreender que este espaço cotidiano está situado em diferentes escalas – regional, nacional e mundial.



O estudo será conduzido a partir de uma saída para um estudo de campo que permitirá aos alunos manipularem documentos como o mapa do bairro, o mapa da cidade, mapa das redes de transporte e, se houver oportunidade, um sistema de informação geográfica de uso doméstico, como o Google Maps. Para permitir ao aluno ter em conta a paisagem e o território em que está inserido – regional, nacional e mundial, ele poderá elaborar um mapa em esboço simples (croquis).



Os educandos serão orientados para localizarem o seu espaço cotidiano dentro da sua região; descreverem a paisagem local e suas diferentes componentes, bem como um itinerário se valendo das noções de distância e de tempo de percurso.



Para o trabalho de campo peça que eles façam um trabalho preparatório em casa, onde devem delimitar o espaço das suas atividades cotidianas fazendo uma lista dos lugares que frequentam indicando primeiramente seu nome e endereço. A seguir peça que encontrem no mapa seus endereços e o da escola para depois escolher e localizar um local de alimentação que frequentam, a escola primária que estudaram (se for outra); uma agência de correio próxima; as paradas de ônibus ou estação de metrô próximas à escola ou às suas casas.  A partir deste mapa feito sobre a imagem do Google Maps, eles  devem realizar um esboço com as ruas e localizar ali sua casa com uma cruz vermelha e uma flecha de dupla ponta que assinala o itinerário entre a escola e sua casa.



Para auxiliar essa atividade, pode ser utilizado um questionário para guiar a observação:



1ª Parada: em frente à escola

1. O edifício é antigo ou moderno?

2. Cite três materiais necessários à sua construção.

3. Olhe à volta e dê sua opinião sobre o porquê destes materiais terem sido escolhidos para construir a escola



2ª Parada: a rua da escola: quais são as diferentes atividades que existem na rua da escola?

1.  Os Diferentes Espaços

2.  Vias de Comunicação

3.  Espaços de Habitação

4.  Escritórios

5. Comércio



3ª Parada: Escolha uma construção que possa ser pesquisada e que esteja no quarteirão da escola (se for possível, é melhor que seja um local público, como uma praça, espaço de lazer ou museu)

1.  A construção é antiga ou moderna?

2.  O que funciona neste lugar?

3.  Quem cuida deste lugar?

4.  Anote os nomes indicados nas placas das ruas e praças por onde passou.



4ª Parada: Ponto de ônibus ou estação de metrô

1. Quais linhas (ou as principais) passam pelo quarteirão da escola? Anote os nomes. 

 

Ao longo das paradas, os alunos poderão fazer fotografias que serão depois utilizadas em sala de aula. Peça ainda que fotografem também a população que vive e a que trabalha na região, para refletirem sobre se essas pessoas são da mesma origem social ou qual é o perfil das pessoas que convivem nos locais de trabalho do bairro.

4ª Etapa: Retomada Conceitual

Na sala de aula, o professor retoma as respostas dadas na atividade realizada em casa e utiliza o questionário da saída, projetando as fotografias que os estudantes fizeram no trabalho de campo, para analisar o que eles haviam observado e o que compreenderam a partir do trabalho de campo.



As paisagens observadas mostram que os espaços cotidianos se transformaram ao longo da história através das arquiteturas que remetem a diferentes tempos. Demonstram também quem são as pessoas que vivem na região, como vivem, a que estruturas têm acesso.



Para finalizar a atividade, construa um painel «Nosso Bairro» com os estudantes. Escolham fotos feitas no percurso e façam legendas para as fotos que fizeram, retomando as informações levantadas.  Juntos, analisem e escrevam como esse bairro se configura, se tem uma característica mais marcante – industrial, comercial ou residencial – ou se, fruto de um crescimento desordenado, muitas funções ocupam o mesmo espaço.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Leia o conteúdo disponível nos links abaixo:

O conceito geográfico de bairro
http://www.territoriogeograficoonline.com.br/site/?modulo=mat&chave=1731&mod=Artigos

Google Maps

Mapas interativos do Brasil e do mundo
 

Arquivos anexados

  1. Bairro

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