Conteúdos

 Reconhecimento de um caramujo como integrante do filo Molusco.

Objetivos

-Reconhecer o caramujo africano como um representante do filo moluscos.

-Identificar os conceitos de potencial biótico e resistência ambiental no exemplo da infestação do caramujo gigante africano no Brasil.
 

1ª Etapa: Retomando conceitos

Providencie cópias do texto indicado no item 1 do tópico “Para organizar…”, distribua aos alunos e faça uma leitura compartilhada, retomando algumas características dos moluscos e ressalte que nas próximas etapas irão aprofundar o estudo em um gastrópode específico. 

2ª Etapa: Obtendo informações

a) Assista com os alunos ao vídeo sugerido no item 2 do tópico “Para organizar…”. Oriente os alunos que, após assistirem ao vídeo, irão discutir algumas questões, a partir de um roteiro.

 

b) Providencie cópias ou redija na lousa o seguinte roteiro sobre o vídeo assistido:

 

1) Características gerais do caramujo africano. A qual filo e classe de animais é classificado?

2) Histórico da introdução do animal no Brasil.

3) Características do animal que ajudaram na sua proliferação.

4) Características do ambiente que ajudaram na sua proliferação.

5) Consequências da proliferação desse animal para o ambiente.

 

c) Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos, distribua as cópias xerox (ou peça a cópia da lousa) e solicite que discutam e redijam respostas aos tópicos do roteiro.

 

3ª Etapa: Socializando informações

Com a turma reunida, corrija a atividade da etapa anterior, solicitando a cada grupo que apresente os resultados da discussão. Complemente essa aula, na medida em que considerar necessário, com informações presentes no material disponível no item 3 do tópico “Para organizar…” 

4ª Etapa: Relacionando a infestação do caramujo africano e conceitos ecológicos

Introduza esta etapa fazendo uma breve revisão dos conceitos de potencial biótico e resistência ambiental. Para maiores informações sobre esse tema consulte o plano de aula disponível em http://www.neteducacao.com.br/sala-de-aula/ensino-medio/biologia/potencial-biotico-e-resistencia-ambiental-na-populacao-humana 

Divida a turma em grupos, de no máximo 4 alunos. Providencie cópias da imagem abaixo, distribua aos grupos formados e solicite a discussão das seguintes questões:

1) Qual dos gráficos melhor representa a atual situação do comportamento do tamanho da população de caramujos africanos no Brasil?

2) Indique pelo menos dois fatores de resistência ambiental que impedem o equilíbrio da população de caramujos africanos no Brasil.

3) Qual dos gráficos melhor representaria o comportamento do tamanho da população de caramujos africanos, caso esta estivesse em equilíbrio?

 

 

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Solicite aos alunos que, individualmente, redijam uma carta, endereçada ao centro de zoonoses de sua cidade, que apresente os seguintes tópicos:

– conhecimento sobre o assunto (como ocorreu a introdução dessa espécie, causas e consequências da proliferação).

– disposição em colaborar em ações que visam o controle desse molusco na cidade.

 

Para orientar os alunos na elaboração de uma carta formal acesse o material sugerido no item 4 do tópico “Para organizar….”

 

Materiais Relacionados

1) O link http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/moluscos-conheca-as-caracteristicas-desse-filo.htm apresenta uma boa revisão do filo dos moluscos.

2) O vídeo, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=mexJyHXorho, é um documentário sobre a proliferação de Acathina fulica (caramujo gigante africano) no Brasil. Apesar desse vídeo apresentar uma propaganda, de uma empresa que produz um produto visando à eliminação dos caramujos, é bastante ilustrativo.
3) O texto, disponível em http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=770&sid=3 , apresenta uma entrevista com uma especialista sobre aspectos relacionados à introdução, proliferação e consequências para o ambiente da infestação desses animais.
4) O link http://www.101coisas.com/como-escrever-uma-carta-formal/ apresenta, de forma simples, como redigir uma carta formal.
 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Canudos: Primeira República – os conflitos

Entenda a origem dessa guerra e também sobre o Coronelismo no Nordeste do Brasil

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Realidade indígena no Brasil

Plano de aula aborda parte da história dos povos nativos do país

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Fluxos migratórios: Movimentos populacionais

Entenda quais são os motivos e as questões geográficas envolvidas nas migrações

Avatar Autor: Professora Júlia Bittencourt

Alfabetizando com a biografia do Ziraldo

Saiba como utilizar a história do autor para ensinar a escrever e ler

Avatar Autor: Professora Iracema Mendes Santos Alves

Receba NossasNovidades