Conteúdos
Características morfofisiológicas dos biomas brasileiros;
Impactos ambientais sobre os biomas brasileiros;
Objetivos
– Compreender o conceito de bioma;
– Conhecer os biomas brasileiros e suas principais características, bem como os principais impactos relacionados à ação humana;
– Localizar no mapa do Brasil esses biomas;
Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba Material de Apoio você encontra este plano de aula disponível para download.
1ª Etapa: Estimulando o conhecimento
Assista com os alunos aos vídeos recomendados no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais””. Peça aos alunos que durante a apresentação façam anotações como: nome do bioma; tipo de clima, vegetação e solo; flora e fauna característica de cada bioma; principais impactos relacionados à ação humana sobre este bioma. Recomende aos alunos que façam as anotações, mas que não percam o foco no filme. Se houver necessidade, faça pequenas pausas para que os alunos façam as anotações. É importante que ao final dessa etapa o professor discuta com os alunos o conceito de bioma que fica bastante evidente no vídeo.
Solicite aos alunos, como lição de casa, uma pesquisa que complemente as informações não obtidas durante a apresentação do vídeo. O professor poderá sugerir como fonte de pesquisa os links sugeridos nos itens 2 e 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.
2ª Etapa: Localizando os biomas no mapa do Brasil
Providencie cópias ampliadas do mapa do Brasil representado abaixo.
OBS: A divisão nos Estados é proposital tendo em vista que os alunos poderão reconhecer o(s) bioma(s) que caracteriza(m) sua região.
Distribua aos alunos, individualmente, uma cópia do mapa e solicite que eles pintem de cores diferentes, os biomas que estão estudando. Os dados para a pintura do mapa devem ter sido obtidos durante a apresentação do filme e na pesquisa realizada em casa. Se houver a possibilidade, deixe projetado o mapa indicado no item 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.
3ª Etapa: Socializando conhecimento
Divida a sala em 7 grupos, sendo que cada grupo deverá representar um dos biomas que estão estudando (Amazônia, Pantanal, Costeiros, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Campos sulinos).
Cada grupo deverá elaborar a apresentação na forma de cartazes e também com uma apresentação oral para a turma. Solicite aos alunos que preparem cartazes que tenham como principal objetivo representar cada um dos biomas de acordo com as características obtidas no filme e na pesquisa (nome do bioma; tipo de clima, vegetação e solo; flora e fauna característica de cada bioma; principais impactos relacionados à ação humana sobre este bioma). Ressalte a importância da utilização de imagens, juntamente com textos escritos, que ressaltem a qualidade visual do cartaz. O professor não deve esquecer de solicitar antecipadamente matérias para confecção dos cartazes (fotos dos biomas, canetas coloridas, cartolinas, entre outros).
Materiais Relacionados
1) Os vídeos produzidos pelo CDCC – USP (Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP) apresentam os Biomas Brasileiros e procuram apresentar algumas considerações sobre vida, dando enfoque às interações entre os seres vivos e o ambiente como sendo uma das características da vida.
– Vídeo 1
– Vídeo 2