Conteúdos

Características morfofisiológicas dos biomas brasileiros;
Impactos ambientais sobre os biomas brasileiros;

Objetivos

– Compreender o conceito de bioma;

– Conhecer os biomas brasileiros e suas principais características, bem como os principais impactos relacionados à ação humana;

– Localizar no mapa do Brasil esses biomas;

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba Material de Apoio você encontra este plano de aula disponível para download.

1ª Etapa: Estimulando o conhecimento

Assista com os alunos aos vídeos recomendados no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais””. Peça aos alunos que durante a apresentação façam anotações como: nome do bioma; tipo de clima, vegetação e solo; flora e fauna característica de cada bioma; principais impactos relacionados à ação humana sobre este bioma. Recomende aos alunos que façam as anotações, mas que não percam o foco no filme. Se houver necessidade, faça pequenas pausas para que os alunos façam as anotações. É importante que ao final dessa etapa o professor discuta com os alunos o conceito de bioma que fica bastante evidente no vídeo.

Solicite aos alunos, como lição de casa, uma pesquisa que complemente as informações não obtidas durante a apresentação do vídeo. O professor poderá sugerir como fonte de pesquisa os links sugeridos nos itens 2 e 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

2ª Etapa: Localizando os biomas no mapa do Brasil

Providencie cópias ampliadas do mapa do Brasil representado abaixo.

OBS: A divisão nos Estados é proposital tendo em vista que os alunos poderão reconhecer o(s) bioma(s) que caracteriza(m) sua região.

Distribua aos alunos, individualmente, uma cópia do mapa e solicite que eles pintem de cores diferentes, os biomas que estão estudando. Os dados para a pintura do mapa devem ter sido obtidos durante a apresentação do filme e na pesquisa realizada em casa. Se houver a possibilidade, deixe projetado o mapa indicado no item 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

3ª Etapa: Socializando conhecimento

Divida a sala em 7 grupos, sendo que cada grupo deverá representar um dos biomas que estão estudando (Amazônia, Pantanal, Costeiros, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Campos sulinos).

Cada grupo deverá elaborar a apresentação na forma de cartazes e também com uma apresentação oral para a turma. Solicite aos alunos que preparem cartazes que tenham como principal objetivo representar cada um dos biomas de acordo com as características obtidas no filme e na pesquisa (nome do bioma; tipo de clima, vegetação e solo; flora e fauna característica de cada bioma; principais impactos relacionados à ação humana sobre este bioma). Ressalte a importância da utilização de imagens, juntamente com textos escritos, que ressaltem a qualidade visual do cartaz. O professor não deve esquecer de solicitar antecipadamente matérias para confecção dos cartazes (fotos dos biomas, canetas coloridas, cartolinas, entre outros).

Materiais Relacionados

1) Os vídeos produzidos pelo CDCC – USP (Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP) apresentam os Biomas Brasileiros e procuram apresentar algumas considerações sobre vida, dando enfoque às interações entre os seres vivos e o ambiente como sendo uma das características da vida.
Vídeo 1

Vídeo 2

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Biomas Brasileiros

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.