Conteúdos

Filosofia
Sociologia
História

Objetivos

Habilidade ENEM: H9 – Comparar o significado histórico-geográfico das organizações territoriais em escala local, regional ou mundial. 

Habilidade ENEM: H10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Compreender a formação de movimentos sociais e seus reflexos na dinâmica da sociedade.

Elaborar argumentos que permitam compreender o desenvolvimento de atitudes de conjuntos sociais.

Desenvolver conceitos de forma rigorosa.

 

1ª Etapa: Os diversos pontos de vista sobre os Black Bloc.

Sugira, então, a leitura de dois artigos ou posições sobre os Black Bloc. Você pode indicar os links da aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais” ou sugerir que seus alunos busquem informações sobre tais posições. De toda forma, importa que os estudantes percebam a diversidade de informações existentes sobre a questão.

 

Neste momento a sala já estará pronta para preparar um grande quadro de prós e contras acerca da tática Black Bloc. Separe justificativas e fatos que podem mostrar os dois lados da compreensão desta situação, sempre buscando mostrar aos alunos com posições definidas que existe, sempre, o outro lado da questão. Tanto para os alunos contrários ao movimento quanto aqueles que são favoráveis podem se beneficiar da diversidade de informações colhidas até o momento.

2ª Etapa: Produzindo infográficos

Com a finalidade de formalizar os conteúdos, proponha uma atividade de produção de infográficos. Os alunos podem buscar exemplos de representações gráficas e informativas sobre diversos temas para produzir os seus próprios informativos.



Sugira para a classe os seguintes temas:



I) Diferenciando Black Bloc de Anarquia



II) O que são os Black Bloc



III) Cronologia dos Black Bloc



IV) Os rastros da destruição



V) Diferenciando o pacifismo dos Black Bloc



Como critérios de avaliação, sugerimos os seguintes itens: a) qualidade gráfica/estética, b) precisão conceitual e terminológica, c) correção gramatical e d) relevância das informações.

3ª Etapa: Projeto de leitura – “A desobediência civil”

Esta etapa considera a possibilidade de uma leitura mais extensa. Você pode simplesmente indicar como uma leitura complementar ou trabalhar com a leitura em partes do texto. Neste último caso, sugere-se que você fixe um número de páginas por semana e que peça aos alunos para explorarem os conceitos trabalhados em sala, fazendo comparações com o texto.



Para tanto, faça uma breve pesquisa sobre a obra filosófica “A desobediência Civil” de David Thoureau. Ela já está em domínio público e pode ser baixada por qualquer pessoa. Trata-se de um ensaio importante do ponto de vista argumentativo e que fornece diversos argumentos para o anarquismo e para a manifestação pacifista da desobediência.

4ª Etapa: Para início de conversa

Após junho de 2013, os movimentos de rua e as reivindicações populares no Brasil ganharam uma nova feição. Ao invés de uma manifestação pacífica, passamos a cenas de destruição a bens públicos e privados. Alguns chamam de vandalismo, outros de uma atuação política violenta. O nome, que hoje é conhecido dos noticiários, é Black Bloc. Seria um movimento, um grupo específico, uma tática? Qual a sua ideologia e o que os motiva? Seriam eles anarquistas?



Integrando o noticiário atual com as posições dos próprios estudantes, o seguinte plano de aula busca a desconstrução das posições inicialmente adotadas para que uma nova visão, mais crítica, surja da discussão e da pesquisa. 

5ª Etapa: Uma aproximação de conceitos

Inicie a sua sequência didática por meio da problematização e verificação do conhecimento dos próprios alunos. Esta medida pode ser iniciada no fim de outra aula, como atividade de lição-de-casa. Os alunos deverão buscar imagens e reportagens sobre manifestações e passeatas que acabaram em algum tipo de violência.



Na aula seguinte, inicie o tema anunciando que serão trabalhados os conceitos de Black Bloc, Anarquia (ou anarquismo) e desobediência civil. Para tanto, indague o que eles acham que significa cada termo e tome anotações sobre as suas falas. Reproduza no quadro esses ‘conceitos prévios’ que poderão ser melhorados após a apresentação de um vídeo.



Questione também se as imagens ou reportagens que eles trouxeram se enquadram ou não nestes conceitos prévios.

6ª Etapa: Vendo uma reportagem

Nesta segunda etapa, sugere-se que todos vejam o vídeo-reportagem em conjunto. Se isso for impossível, você pode solicitar que seus alunos vejam a reportagem e tomem nota sobre os pontos que você pretende desenvolver. Contudo, seria importante que os alunos comentassem quais eles consideram os pontos essenciais do vídeo que podem auxiliar na compreensão dos conceitos trazidos na 1ª etapa. Seguem, na sequencia, alguns tópicos a serem discutidos e seu localizador no vídeo. Ao final, você pode encontrar algumas ideias sobre como abordar cada tema. Veja uma sugestão de trechos interessantes: 



1 min – O objetivo da reportagem: diferenciar anarquismo de Black Bloc



1 min e 40s – A diferenciação do anarquismo, do vandalismo ou do furto para o consumo



3 min A relação entre anarquismo e democracia direta



4 min e 40s A origem do anarquismo e suas modificações no tempo



5 min As vertentes anarquistas e o anarcopacifismo



6 min Os movimentos civis pacíficos e os Black Bloc



7 min e 30s O Occupy Wall Street



9 min A violência como imagem, como mensagem



9 min e 50s A diversidade dos Black Bloc em diversos países



10min e 30s As diversas motivações: a política e a estética ou imagética



11 min A utilidade dos Black Bloc para o anarquismo



13 min Os efeitos da violência no cenário político



16 min e 40s A relação dos Black Bloc com a imprensa



17 min e 30s A “tática” Balck Bloc e a não ‘organização’ do grupo



20 min e 20s Black Bloc e insurreição



21 min e 50s A paz como o ‘tudo está bem’



Na discussão destes tópicos é essencial que você adote uma postura neutra e ponderada. Enumere argumentos e contra argumentos. Peça para seus alunos se colocarem em diversas posições (dos policiais, dos governantes, dos parentes, daqueles que discordam, dos pequenos empresários etc.). Quanto mais ricas as discussões, maior será o espectro de informações para que o estudante construa melhor os conceitos.

 

Finalizando esta etapa, pede-se que agora, em vista das informações, os estudantes revejam as imagens que trouxeram e tentem uma classificação. Para tanto, você pode simplesmente juntá-los em pequenos grupos para que eles rapidamente apresentam para a sala as imagens e a classificação proposta pelo grupo.

Materiais Relacionados

Veja previamente o vídeo “Entenda quem são os Black Bloc”, do programa Sem Fronteiras, da Globonews em: http://bit.ly/1R0l9B9


Faça uma breve verificação do artigo “desobediência civil” no site da wikipedia em: http://bit.ly/1R3fzUX


O texto completo do ensaio “A desobediência civil” pode ser baixado em http://bit.ly/1nrCcEJ


Leia o artigo de Francis Dupui-Déri, para a Folha de São Paulo, para um histórico sobre o surgimento do Black Bloc em http://bit.ly/1nrCewj


Para uma análise dos Black Bloc na revista Fórum, leia o artigo de Paulo Cézar Monteiro em http://bit.ly/1R0lofv


Compare um outro ponto de vista com o artigo de Pedro Estevam Serrando, na Carta Capital, em http://bit.ly/1QGdWqI
 
Busque ideias e exemplos de infográficos. Você pode encontrar muitas imagens aqui http://migre.me/t392K
 
Veja também o plano de aula Concepções de democracia e manifestações públicas de 2013 aqui no Portal NET Educação http://bit.ly/1R0lwvw
 

 

Arquivos anexados

  1. Black Blocs e Anarquismo

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