Conteúdos

Fatores endógenos e ambientais relacionados ao câncer

Objetivos

– Reconhecer que o câncer pode ser provocado por fatores endógenos ou ambientais.
– Compreender a diferença entre hereditário e genético.
– Conhecer os principais fatores de risco ambientais relacionados ao câncer.

 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Inicie essa etapa com uma roda de conversa com a turma reunida. Faça um breve levantamento entre os alunos da ocorrência de casos de câncer em suas famílias e/ou amigos. Procure fazer também um levantamento se existem outros casos na família, além daqueles citados, o local de origem do câncer no corpo, o sexo da pessoa e se conhecem o diagnóstico dos fatores que levaram ao desenvolvimento do câncer.

 

Monte uma tabela para facilitar a discussão

 

 







Número de casos

Local de origem do câncer no corpo

Sexo

Fatores que levaram ao desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalize essa etapa utilizando a imagem sugerida no item 1 do tópico “Para saber mais”. Informe que a estimativa de 2012 está disponível no site do INCA, link 7. 

2ª Etapa: O câncer é genético ou hereditário?

Prepare uma aula expositiva dialogada utilizando o material disponível no item 2 do tópico “Para saber mais”. Utilize os vídeos indicados no item 3 desse mesmo tópico para ilustrar sua aula. O principal objetivo dessa etapa é reconhecer as diferenças entre genético e hereditário. Ou seja, alguns tipos de câncer são transmitidos de geração a geração enquanto outros ocorrem por alterações no DNA, no indivíduo, sem a ocorrência de casos na família.

3ª Etapa: Fatores ambientais relacionados ao câncer

No laboratório de informática, ou utilizando tablets e netbooks em sala de aula, solicite aos alunos o acesso ao link sugerido no item 3 do tópico “Para saber mais”. Divida a turma em grupos de no máximo três alunos e distribua os fatores apresentados, um para cada grupo. Se o número de grupos for maior que o número de fatores apresentados, repita o fator. Informe aos alunos que o objetivo dessa etapa é elaborar uma apresentação, no Powerpoint ou Prezi, a partir das informações fornecidas pelo site do INCA, que contemple os seguintes aspectos: 

– motivos pelos quais determinado fator  é considerado de risco;

– como prevenir-se em relação a esse fator;

– dados atuais sobre a incidência de câncer relacionado ao fator que estão estudando. 

 

Sugira a pesquisa no link 5. 

 

4ª Etapa: Socializando informações

Como produto final, os alunos deverão confeccionar um folder, com as informações sistematizadas nas etapas anteriores. O folder deverá divulgar, para a comunidade escolar, informações sobre o câncer: origem (fatores endógenos e ambientais); diferença ente genético e hereditário; formas de se prevenir. Um dos objetivos de um folder é transmitir uma visão abrangente e rápida de determinado assunto. Portanto deve usar linguagem direta (textos enxutos) e ser visualmente eficaz. Neste último caso, não se esqueça de sugerir a eles que complementem as informações com imagens. Proponha a utilização de um grograma de editoração (Publisher, PageMaker ou similar). 

Materiais Relacionados

1. O link http://legislativonesp.blogspot.com.br/2013/04/segundo-bbc-cancer-devem-aumentar-381.html traz uma imagem sobre a incidência de câncer no Brasil (estimativa 2010).
2. O link http://genetica.ufcspa.edu.br/revisaogenecan.htm traz um texto sobre as origens genéticas do câncer, especificamente em alguns genes.
3. Os vídeos disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=-pWhjekMc50 e http://videolog.tv/video?689305 são ilustrativos e didáticos. O primeiro tem uma abordagem mais geral sobre as células cancerígenas enquanto o segundo apresenta detalhes sobre as origens moleculares do câncer.
4. O link http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/115cancer_ocupa.html apresenta um texto detalhado sobre fatores externos (ambientais) que podem originar o câncer (câncer ocupacional).
5. O site do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no link  http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=13 apresenta com detalhes informações sobre os fatores de risco ambiental.
6. O link do INCA http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=234 apresenta as ações do governo brasileiro relacionadas à prevenção e tratamento do câncer.
7. No site do INCA, há também a estimativa dos casos para o ano de 2012

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.