Conteúdos

História das Religiões;

Diversidade Religiosa;
Intolerância;
Carnaval;

Objetivos

Discutir a liberdade religiosa;

Discutir a diversidade religiosa existente no Brasil;
Conhecer a história das religiões;
Discutir sobre intolerância religiosa e a importância de uma cultura de paz;
Conhecer a origem de festas religiosas e populares, incluindo o Carnaval;
Refletir sobre a copa do mundo como instrumento de uma cultura de paz;

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta metragem Carnaval dos Deuses, de Tata Amaral, tem 9 minutos de duração e pode ser exibido às crianças sem qualquer introdução. Caso o (a) professor (a) julgue necessário, após o debate o filme pode ser exibido novamente.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

O curta metragem propõe, de forma lúdica, uma discussão sobre as diversas religiões e sobre um possível diálogo entre elas. É importante lembrar às crianças que a intolerância religiosa é base de muitas guerras. O debate aberto deve ser conduzido por um (a) mediador (a) seguro (a) e atento (a) para não permitir manifestações, mesmo ingênuas, de intolerância e desrespeito às variadas crenças. A criança que for intimidada por outras crianças ao contar sobre os cultos religiosos da sua família e sentir-se defendida pelo (a) professor (a) em sua liberdade de expressão, terá muito mais segurança em se expressar na sua vida escolar.

O (a) professor (a) pode solicitar que cada criança conte como percebe os cultos ou ausência dos mesmos em suas casas. Caso uma criança diga que seus pais não têm religião, é interessante perguntar se ela sabe das crenças de seus avós, de outros familiares ou pessoas conhecidas. É importante que as próprias crianças façam um painel sobre muitas religiões conhecidas. O painel pode ser ilustrado primeiramente com desenhos feitos pelo conjunto da classe (professores e alunos);

Pode ser sugerido que a criança pesquise mais em casa, entrevistando familiares, procurando imagens de templos religiosos, símbolos e rituais, em revistas e internet. Nas aulas seguintes, o painel será preenchido pelas imagens trazidas por elas.

3ª Etapa: Arte – Representações artísticas das religiões

O (a) professor (a) de Arte pode aproveitar o filme para propor atividades de realização de uma festa (no filme é Carnaval, mas pode ser outra) que demonstre a pluralidade de religiões existentes no Brasil. As crianças podem confeccionar roupas, máscaras e procurar músicas que transmitam mensagens de paz, alteridade, reconhecimento das diferenças e respeito ao próximo.

4ª Etapa: Arte e Educação Física: manifestações da cultura de paz

O (s) professor (es) de Arte e/ou Educação Física pode (m) propor aos alunos uma pesquisa sobre rituais, danças e expressões corporais das várias religiões e sua relação com alguns países, ressaltando a importância do respeito às várias culturas. A copa do mundo pode contribuir para o entendimento de uma cultura de paz, entendendo o esporte como um instrumento capaz de fortalecer esse sentimento de alteridade e respeito.

Materiais Relacionados

1. Assista ao curta  Carnaval dos Deuses, de Tata Amaral, disponível no link.

2. O material educativo em vídeo, produzido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos apresenta de maneira clara os Direitos Humanos e a Diversidade Religiosa. É importante que os professores envolvidos no trabalho com o filme Carnalval dos Deuses o assistam previamente.   Disponível no seguinte link.
3. Os parâmetros curriculares nacionais para a Educação Infantil estão disponíveis no link.
4. Para abordar as religiões com as crianças, numa abordagem cultural e sociológica, sugerimos as obras:
http://bit.ly/1mwiwQ1
http://bit.ly/1OhLfhM
http://bit.ly/1JoMRFb
5. Matérias jornalísticas e blogs também podem ajudar a discutir a questão:
http://bit.ly/1kcLeUt
http://bit.ly/1QUCCPf
SINOPSE: CARNAVAL DOS DEUSES 
Em uma escola de educação infantil, Ana observa três amigos confeccionarem suas fantasias de Carnaval, mas fica de fora por acreditar que a festa é pecado. Sua não participação provoca no grupo de amigos uma conversa sobre deuses, pecado e crenças.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Tata Amaral  Roteiro: Caru Alves e Teodoro Poppovic  Elenco: João Victor (Jacob),  Ketheleyn Keys (Ana), Leo Palhano (Mairun), Hiyan Watanabe (João), Marina Medeiros (professora) Produção Executiva: Maria Laura César Direção de Arte: Marinês Mencio, Fernanda Brenner Direção de Fotografia e Câmera: Jacob Solitrenick Figurino: Alice Alves Animação: André Farkas e Arthur Guttilla Montagem: Henrique Reganatti, Tadeu Parrilo Frede Músico: Lívio Tragtenberg Edição de Som: Eduardo Santos Mendes Duração: 9 min. Ano e país de produção: 2010, Brasil

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Carnaval dos Deuses

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.