Conteúdos

Conceituar espécies exóticas;

Diminuição da biodiversidade.

Objetivos

Compreender o conceito de espécies exóticas. Diferenciar do conceito de espécies exóticas invasoras.
Conhecer as principais espécies exóticas no Brasil.
Identificar as formas como as espécies exóticas invasoras comprometem a biodiversidade.
Elaborar uma campanha que vise a diminuição de uma espécie exótica invasora.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades sugeridas neste plano de aula, consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

1ª Etapa: Recolhendo informações

Providencie cópias das fichas das seguintes espécies invasoras:



Eucalipto



Pinus



Manga



Caramujo Acathina fulica



Pombo-doméstico



Rato



Mosca



Pardal



Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos. Distribua a cada grupo apenas uma das fichas acima e solicite que a partir das informações nelas presentes completem a tabela:

2ª Etapa: Socializando informações

Esta deve ser a etapa de apresentação dos resultados da pesquisa realizada na etapa anterior pelos grupos. Cada grupo deverá apresentar aos demais alunos o resultado de suas pesquisas. Complemente, quando necessário, a apresentação dos alunos utilizando informações disponíveis nos itens 2, 3 e 5 do tópico “Para saber mais”.

Complemente esta etapa assistindo ao vídeo sugerido no item 4 do tópico “Para Organziar o seu Trabalho e Saber Mais”.

3ª Etapa: Campanha: Controle da população de pombos

Utilizando o recurso sugerido no item 6 do tópico “Para saber mais” elabore uma aula expositiva que tenha como objetivo discutir com os alunos o caso de uma espécie exótica invasora urbana, os pombos. Reforce os principais problemas que podem ser causados por esses animais e as principais formas de manejo e controle.

Peça aos alunos que, nos grupos da 2ª. etapa, elaborem uma campanha que será veiculada na forma de cartazes, visando alertar a comunidade sobre esse problema e as melhores formas de controlar a ampla distribuição destes animais em nossas cidades. Solicite antecipadamente material para os cartazes (cartolina, canetas coloridas, revistas, etc). Distribua os cartazes pela escola, para que os alunos de outras séries possam visualizá-los.

Materiais Relacionados

1) O site http://www.institutohorus.org.br/inf_fichas.htm fornece uma relação bastante completa de espécies exóticas invasoras, bem como uma ficha completa de cada uma delas.

2) O link http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/conserva_exoticas.htm apresenta a definição de espécie exótica e também as formas mais frequentes de como são introduzidas.

3) A apostila produzida pelo Ministério do Meio Ambiente “Espécies exóticas invasoras – a Situação Brasileira” disponível em http://www.apoema.com.br/Esp%C3%A9cies%20Invasoras%20do%20Brasil.pdf é um excelente material para obtenção de dados sobre os projetos relacionados ao tema.

4) O vídeo “Globo Ecologia – Espécies exóticas” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=D4f7BXYp_9I apresenta uma definição bastante lúdica do conceito, bem como um exemplo concreto do Pinus, uma espécie exótica invasora.

5) O link http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/brasil-esta-fazendo-controlar-especies-exoticas-invasoras-475962.shtml traz uma matéria sobre as principais ações do Brasil no controle de espécies invasoras, como, por exemplo, a elaboração de fichas destas espécies pelo Ministério do Meio Ambiente.

6) A apresentação disponível em http://crmvrj.org.br/forum%20de%20saude%20publica/controle%20de%20pombos%20urbanos.pdf traz uma série de informações relevantes sobre a biologia, problemas, manejo e controle dos pombos no Brasil. Não é necessário trabalhar com os alunos todos os elementos da apresentação, somente aqueles que forneçam subsídios para a elaboração de uma campanha visando o controle desta espécie.

Arquivos anexados

  1. Causas da diminuição da biodiversidade: Introdução de espécies exóticas invasoras.

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