Conteúdos

– Composição do sangue
– Células sanguíneas
– Hematopoese
– Células tronco
– Doenças relacionadas às células sanguíneas

Objetivos

– Conhecer a composição do sangue
– Compreender o processo de hematopoese
– Identificar as células sanguíneas e suas funções
– Conhecer as principais doenças relacionadas às células sanguíneas

Previsão para aplicação:
5 aulas (50 min/aula)

1ª Etapa: Composição do sangue

Iniciar a aula questionando a turma: Vocês sabem quais as funções do sangue? E qual sua composição? Por que ele possui coloração vermelha? Anote as respostas dos alunos na lousa e peça para que anotem no caderno. Com tais questionamentos teremos um diagnóstico do que os estudantes sabem sobre o tema, além de instigá-los para seu estudo.

Em seguida, mostre a imagem abaixo (que pode ser projetada com auxílio de recursos tecnológicos), e questione sobre os formatos e aspectos das células (como por exemplo cor, tamanho, presença ou não do núcleo e seu formato) e sobre quantidade diferenciada do plasma, glóbulos brancos e hemácias.

Imagem 01: Composição do sangue.

Fonte da imagem: conteúdo “Sangue”, do site Toda Matéria. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

Aproveite as respostas dos alunos sobre os questionamentos feitos e inicie a explicação teórica sobre o conteúdo. Você pode usar livro didático, material apostilado ou mesmo uma apresentação em Power Point com bastante imagens. Para complementar, use os seis primeiros vídeos sugeridos neste plano. Você pode ir parando, complementando as explicações e dialogando com os alunos.

Para finalizar a aula, peça aos alunos que construam uma “tabela resumo” dos conceitos estudados. Segue abaixo um modelo de exemplo, parcialmente preenchido, para tal atividade:

Composição do sangue
Principais características Funções Aspecto (desenho)
Plasma
Leucócitos
Hemácias
Plaqueta

 

2ª Etapa: Hematopoese

Será que temos as mesmas células no sangue desde que nascemos? O tempo de vida delas é igual? Onde nascem as células sanguíneas?

Sugestão: Inicie essa parte, após os questionamentos iniciais, explicando que na aula de hoje irão aprender sobre um processo muito importante chamado hematopoese. Conceitue essa palavra e peça aos alunos que registrem no caderno.

Para dar continuidade ao tema, projete em um telão as imagens abaixo:

Imagem 02: Hematopoese – diferenciação celular.

Fonte da imagem: conteúdo “Hematopoese”, do site InfoEscola. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

Imagem 03: Hematopoese e a medula óssea.

Fonte da imagem: conteúdo “Perguntas frequentes sobre Transplante de Medula Óssea”, do site Minuto Biomedicina. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

Com o auxílio das imagens, explique o processo do nascimento das células do sangue, o envolvimento da medula óssea e o processo de diferenciação celular. Este é um bom momento para questionar a turma sobre o que são as células-tronco. Deixe que os alunos se manifestem sobre tal conceito, faça as devidas correções e complementações necessárias e anote na lousa para posterior registro da turma.  Esteja preparado, pois pode ser que algum aluno levante a questão sobre o transplante de medula, o que é, como se faz etc. Dê uma explicação sucinta e diga que tal tema será abordado na próxima aula, que serão abordadas as principais doenças relacionadas às células sanguíneas. Caso esse questionamento não venha por parte dos alunos, sugiro que você mesmo o introduza, instigando a curiosidade dos alunos para a próxima aula.

3ª Etapa: Doenças relacionadas às células sanguíneas

Nesta etapa, você deve solicitar que os alunos realizem uma pesquisa sobre as principais doenças relacionadas às células sanguíneas. Como tema para as pesquisas, sugiro: leucemia, anemia falciforme, talassemia e hemofilia. A realização e sistematização da pesquisa pode ser realizada na escola ou em casa, na forma de discussão ou seminário, de acordo com o perfil da turma e disponibilidade de recursos oferecidos pela escola. Após a apresentação de tal sistematização é extremamente necessário um feedback do professor, além de uma revisão dos conceitos solicitados pela pesquisa, para que os alunos não fiquem com dúvidas. Sugiro complementar as pesquisas com os vídeos 7 e 8, sugeridos neste plano.

*Aula bônus: Caso a sua escola possua ao menos um microscópio óptico comum (M.O.C) e os materiais necessários para seu uso, sugiro uma aula prática para observação das hemácias (lâmina in vivo) e dos leucócitos (técnica do esfregaço sanguíneo) ao M.O.C, lembrando que deve ser utilizado uma gota de sangue do próprio professor para a atividade e que os alunos não devem ter contato com o sangue. Peça para que os estudantes desenhem o observado no caderno ou em um roteiro específico para a aula prática. Tal atividade, além de enriquecer muito o aprendizado dos alunos, também pode ser usada como ferramenta de avaliação (enquanto roteiro de prática, com questionamentos ao final da sistematização dos procedimentos e resultados observados no microscópio).

**Se desejar, complemente esta sequência didática com o Plano de aula “Sistema cardiovascular humano e comparado”, disponível na plataforma.

Materiais Relacionados

1) Animação “Plasma Sanguíneo – onde nadam as células do sangue sobre a composição do plasma sanguíneo”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

2) Animação “Hemácias – carregar oxigênio? Chame as hemácias”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

3) Animação “Leucócitos – os defensores das células”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

4) Animação “Anticorpos – ajudando os leucócitos”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

5) Animação “Plaquetas – presentes sempre que nos machucamos”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

6) Animação “Coagulação do Sangue”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

7) Animação “Anemia Falciforme”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

8) Animação “Fluxo Sanguíneo – Invasão do Vírus”. Acesso em: 01 de setembro de 2019.

Sugestões de leitura:

1) Conteúdo “Sangue”, do site Toda Matéria. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

2) Conteúdo “Hematopoese”, do site InfoEscola. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

3) Conteúdo “Perguntas frequentes sobre Transplante de Medula Óssea”, do site Minuto Biomedicina. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

4) Apostila de hematologia clínica, Ead Unip. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Células sanguíneas

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