Conteúdos

Água

Objetivos

Compreender o ciclo da água na natureza

Compreender as interferências humanas no ciclio da água e suas consequências.

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Problematização

Inicie esta etapa com a música “Água” do grupo Palavra Cantada. Leve a letra aos alunos e se possível passe o áudio também para que eles acompanhem a letra ouvindo a música. Não diga e nem mostre o título da música, diga apenas que a música trata de uma substância e que eles deverão descobrir qual é.

Letra da música:

Água – Palavra Cantada (de Arnaldo Antunes)

Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro

Do bueiro até o cano, do cano até o rio

Do rio até a cachoeira

Da cachoeira até a represa, da represa até a caixa d’água

Da caixa d’água até a torneira, da torneira até o filtro

Do filtro até o copo

Do copo até a boca, da boca até a bexiga

Da bexiga até a privada, da privada até o cano

Do cano até o rio

Do rio até outro rio

De outro rio até o mar

Do mar até outra nuvem

Após ouvirem, pergunte aos alunos qual substância é tratada na música. Peça para que desenhem do caminho da água apresentado na música.

2ª Etapa: Comparação entre um ciclo natural da água e um ciclo com a interferência humana

Inicie a aula mostrando aos alunos a imagem abaixo do ciclo da água na natureza: 

 


Em seguida questione-os sobre as diferenças apresentadas entre o ciclo da água desta figura e o da música. Peça para comparar com o desenho que fizeram na primeira etapa. É importante que os alunos percebam que na música aparece a interferência do ser humano (cano, torneira, etc) e na imagem este ciclo está apenas na natureza.

Peça, também, para que escrevam as observações no caderno.

3ª Etapa: Entendendo algumas consequências da influência humana no ciclo da natureza

Comece esta etapa explicando o ciclo da aula e questione-os sobre a interferência humana. Faça perguntas como:

• “As interferências do ser humano são benéficas?”

É importante que eles percebam que o ser humano pode modificar o caminho da água para utilizá-la e que também pode poluí-la, pois após nossa utilização esta água volta para a natureza.

Por fim peça para que façam uma lista de todas as coisas que o ser humano pode alterar no ciclo da água.

 

4ª Etapa: Elaborando uma Campanha

Inicie esta etapa retomando a discussão de como o ser humano pode alterar o ciclo da água. Diga que estas alterações podem ser benéficas para a população, pois dessa forma temos água em casa para utilizarmos. Mas que há ações dos seres humanos que podem prejudicar o ciclo da água na natureza, como por exemplo, o não tratamento da água e do esgoto. Apresente brevemente a ideia de tratamento da água e de esgoto para os alunos, não é necessário se aprofundar neste assunto, pois estes conceitos serão trabalhados nos outros níveis de ensino (EF II e EM).

Após a discussão, divida-os em grupos com 4 alunos cada. Peça para que peguem a lista produzida na aula anterior sobre “o que o ser humano pode fazer para alterar o ciclo da água” e que cada grupo, a partir desta lista, elabore dicas de como “proteger a água”.

Em seguida, peça para que façam cartazes que deverão ser colocados na escola e panfletos para distribuir na comunidade.

É importante que nestas produções (cartazes e panfletos) se transmita a ideia de que, apesar da água possuir um ciclo natural, as alterações feitas pelos seres humanos podem polui-la.

 

5ª Etapa: Início de conversa

É importante que os estudantes compreendam o ciclo da água na natureza e que as interferências dos seres humanos podem alterá-lo. Pretende-se  desenvolver uma consciência ambiental sobre a importância de se preservar este bem natural, para uma utilização da água com mais responsabilidade.

Materiais Relacionados

• Leia sobre o ciclo da água
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=98
http://www.ciclodaagua.com.br/
• Conheça a música Água do grupo “Palavra Cantada” no link:
http://www.radio.uol.com.br/#/artista/palavra-cantada/29653
• Prepare cópias da letra da música “Água”
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/
• Veja Imagem do ciclo da aula para ser utilizada por alunos do Ensino Fundamental
http://www.profpc.com.br/ciclo_%C3%A1gua.htm
 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

A luta dos povos indígenas pelo direito à terra

Representatividade política versus a expansão do agronegócio

Avatar Autor: Ana Lúcia de Araújo Guerrero

Receba NossasNovidades