Conteúdos

 Geografia da América do Sul.

Objetivos

Conhecer a geografia da América do Sul, particularmente a da Venezuela;

Conhecer a história da Venezuela e sua relação com toda a América Latina;
Conhecer os profissionais que constroem coletivamente os filmes de animação;
 

1ª Etapa: Exibição do curta “A aventura está lá fora”

O curta metragem (de 22 min) tem relação com o longa de animação (dar o link plano de aula…). Up – Altas Aventuras, produzido pela Disney-Pixar, com direção de Pete Docter O curta pode ser exibido antes ou depois do longa. Caso seja exibido antes, faz-se necessária uma explicação rápida sobre a história, sobre a viagem dos personagens da animação, a ambientação, a motivação, etc. Caso seja exibido depois, não há necessidade de introdução, além da informação que se trata de um documentário sobre a concepção do longa.

2ª Etapa: Geografia – estudo das formações rochosas

• No curta metragem, fala-se muito rapidamente sobre o fenômeno da Pangeia, (continente único que se separa). Na aula de Geografia, esse fenômeno pode ser aprofundado e ser o início da discussão sobre as formações rochosas da América do Sul, os tepui e a erosão irregular (também citada no curta) que forma rochas/esculturas naturais que lembram figuras como uma tartaruga, pessoas, elefantes, etc, o que contribui pra um certo misticismo desses locais. 

• A flora nessa região rochosa é muito peculiar. No documentário, entre 10 e 11 minutos do filme, é mostrada a planta stegolepis e muitas outras que formam uma espécie de arranjo de ikebana. 

• O Salto del Ángel aparece ao final do filme. Há muitas fotos e filmes na internet que podem ser mostrados aos alunos, como complemento do documentário; é uma oportunidade também de se falar do aproveitamento energético das quedas d’água e relacionar cataratas da América do Sul;

 

3ª Etapa: História: a Venezuela e o continente latino-americano

• Quais seriam as características da Venezuela? O que será que os alunos sabem sobre esse país? Será que sabem diferenciar os venezuelanos dos colombianos e peruanos? Uma pesquisa em grupo poderia levantar a história social, política, econômica e cultural da Venezuela. Cada grupo levantaria um desses aspectos, formando em sala de aula um painel sobre o país; 

• O (a) professor (a) pode articular tudo isso com os outros países da América do Sul ou da América Latina, pontuando quais são as características comuns (dependência econômica, língua, ascendência indígena, instabilidade política, pobreza) e quais algumas das particularidades do país (por exemplo, o petróleo, o governo de esquerda nacionalizando as riquezas naturais, a música erudita nas escolas);

• Em consonância com o (a) professor (a) de Arte, é possível conhecer a música Venezuelana e seu projeto de música erudita nas escolas (verificar links indicados);

 

4ª Etapa: Conhecendo o processo de produção da animação

As obras cinematográficas são obras coletivas, fruto de uma grande sintonia, em geral  orquestrada pelo diretor (para conhecer as funções leia o artigo Cinema: obra coletiva).  Dar o link. Num filme de animação, algumas funções são específicas, pois o ambiente é totalmente criado artificialmente. O (a) professor (a) de Arte pode aproveitar o curta A Aventura está lá fora para conhecer com seus alunos um pouco da equipe de produção do filme Up Altas Aventuras. Pode-se acompanhar a viagem de parte dessa equipe aos tepui venezuelanos para compor a ambientação, os personagens e a própria história do longa de animação.  No curta, aparecem o diretor, o co-diretor, o supervisor da história (co-roteirista), mais de um diretor de arte (incluindo o diretor de arte ambiental), o desenhista de produção e o supervisor técnico. 

Materiais Relacionados

• Normalmente, para os brasileiros, os países da América hispânica são vistos em “bloco”; pouco se sabe sobre cada país individualmente. O documentário presente nos extras do DVD de Up Altas Aventuras pode despertar a curiosidade sobre a Venezuela, especialmente sua geografia física, mas também sua história social e econômica que tem particularidades (como o petróleo), mas também similaridades com os países irmãos da América Latina, incluindo o Brasil, como ditaduras, instabilidade política, população de ascendência indígena, narcotráfico, dependência econômica, pobreza e corrupção. 

• O Monte Roraima, onde fica a cachoeira chamada Salto del Angel, é uma montanha localizada ao norte da América do Sul, nas fronteiras entre a Venezuela, Brasil (estado de Roraima) e Guiana. Várias informações sobre sua constituição, fauna e flora podem ser acessadas pelo seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Roraima
O salto Ángel ou Cataratas Ángel é considerada a queda d’água mais alta do mundo. No filme Up – Altas Aventuras ele é chamado de Paraíso das Cachoeiras. No link abaixo, mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_%C3%81ngel
• Embora a Venezuela seja um país com muitos problemas econômicos, ela possui um projeto educativo e artístico muito interessante, denominado El Sistema, que oferece música erudita na educação pública a todas as crianças e jovens. Mais informações podem ser lidas no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Sistema
• No Brasil, o projeto de educação musical da Venezuela já vem sendo aplicado com sucesso em Barra Mansa/RJ. Neste ano de 2013, o governo brasileiro fez um acordo com a Venezuela para levar a experiência à cidade de Brasília/DF, como conta a matéria jornalística no link: http://blogs.estadao.com.br/alvaro-siviero/a-cidade-de-brasilia-firma-parceria-usical-com-metodo-el-sistema/
• É possível também ver uma matéria do New York Times: http://www.nytimes.com/video/2012/02/29/arts/music/100000001394603/venezuelas-el-sistema.html
• Existe um documentário, disponível em DVD, legendando, sobre todo o projeto El Sistema;
 

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.