Conteúdos

Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura)
Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia, Filosofia)

Objetivos

Conhecer a obra e a biografia de Clarice Lispector;
Refletir sobre as diferenças dos modos de vida das crianças nos anos 1930 e as de hoje;
Comparar e discutir a importância da literatura na formação das crianças de antigamente e de hoje;
Discutir sobre a vida econômica e cultural nas cidades da região nordeste e sudeste.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades propostas neste plano de aula, acesse as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

1ª Etapa: Início de Conversa

O curta metragem Clandestina Felicidade toma como base o conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, e mescla a história do conto com dados biográficos da escritora que veio da Ucrânia para o Brasil com um ano de idade e passou sua infância na cidade de Recife, entre os anos 1921 e 1935. No filme, há também referências de outras obras da escritora, como a cozinheira Macabéa, nome da protagonista de outro livro: A Hora da Estrela.



O filme foi realizado em fotografia P&B (preto e branco), o que favorece a compreensão de que se trata de uma história passada em tempos antigos. Isso é reiterado pelos figurinos e pela cenografia. A identificação de que estamos em alguma cidade do Nordeste é facilmente percebida pelo sotaque da protagonista. A história central é do “livro-objeto de desejo” da pequena Clarice. Ele pertence à sua colega de escola, filha do dono da livraria. Clarice tem paixão por livros desde pequena e, na ocasião em que a história acontece, já lera toda a obra de Monteiro Lobato, só faltando “Reinações de Narizinho”. Sua colega ganha do pai o livro, porém, não demonstra interesse em lê-lo. Porém, vê o interesse de Clarice e faz com ela uma espécie de tortura infantil, protelando o empréstimo.

2ª Etapa: Exibição do filme

O filme pode ser exibido sem necessidade de pesquisas prévias, apenas com a informação de que tratará da infância da escritora Clarice Lispector e que é passado na cidade de Recife/PE, nos anos 1930.

3ª Etapa: Debate sobre as impressões após assistência do filme

Muitos dados da biografia de Clarice são apresentados de forma fragmentada no filme. É importante o professor situar que se trata de uma opção dos roteiristas/diretores que se relaciona com a forma como ela escrevia: sempre por fragmentos que traduziam sensações. Só depois é que juntava os fragmentos, formando um conto ou um romance.

Os alunos relatarão o que apreenderam sobre o filme: uma forma de vida simples, a paixão pelos livros, lembranças da praia com o pai e as irmãs, as galinhas no quintal de sua casa, a mãe doente, entre outras informações que, certamente, serão percebidas por uns e não por outros alunos. Daí a importância do debate para a soma das percepções.

 

4ª Etapa: Pesquisa sobre a biografia de Clarice Lispector

Para a aula seguinte os alunos deverão pesquisar a biografia de Clarice Lispector, por meio do site sugerido no link 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” ou outras fontes confiáveis. Os dados encontrados deverão ser compartilhados por toda a classe, com a condução do professor. Certamente outras lembranças do filme surgirão, uma vez que eles devem identificar outros dados biográficos na obra fílmica.

5ª Etapa: Leitura do conto Felicidade Clandestina

O conto é curto e pode ser lido em classe, alternando a leitura por vários alunos.

6ª Etapa: Comparação entre a linguagem escrita e a do audiovisual

Como os roteiristas/diretores misturaram a história da escritora com o conto? Como eles ampliaram a história do conto? Que mudanças optaram por fazer? Exemplo: no filme há referências da mãe sempre doente e da mudança da família para o Rio de Janeiro. São dados que não estão no conto, mas estão na biografia da escritora, que perdeu a mãe aos 10 anos de idade e pouco tempo depois o pai resolveu se mudar para o Rio.



Os alunos devem se lembrar de outros filmes resultantes de adaptações de obras literárias.

7ª Etapa: Nova exibição do curta metragem

A partir de uma nova exibição do filme, após a leitura do conto e a discussão, os alunos certamente perceberão muitos outros dados sobre a escritora.

8ª Etapa: Fechamento: Produção de texto

Como fechamento do trabalho e avaliação, propõe-se a produção de um texto individual, em que cada aluno relate lembranças de sua infância, inclusive perversidades entre crianças, como a garota que exercia certo sadismo sobre Clarice.

9ª Etapa: Outras abordagens

Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa.

A paixão pela literatura, no caso desse conto e curta metragem, refere-se a um clássico da literatura infanto juvenil: Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. A leitura do livro ou de partes dele também pode ser suscitada por essa atividade.



Ciências Humanas: História e Geografia.

Clarice Lispector veio com sua família, da Ucrânia para o Brasil, quando tinha um ano. Passou sua infância em Recife, PE. Só em sua adolescência é que se mudou com a família para o Rio de Janeiro. No filme, há referências de suas frustradas tentativas de publicar contos nos jornais de Recife. No entanto, sua carreira de escritora e jornalista floresceria no Rio de Janeiro.



No filme, também há referências de que no Rio de Janeiro “se ganha mais dinheiro”.



Em História e Geografia, pode-se refletir sobre a decadência econômica das capitais nordestinas e da hegemonia da região sudeste tanto econômica como culturalmente, no Brasil.



Essa hegemonia teria colaborado para a formação de preconceitos contra nordestinos?



Ciências Humanas: Sociologia e Filosofia.

Pode-se fazer uma comparação entre os modos de vida das crianças no início do século XX e os tempos atuais. De que as crianças brincavam? Como eram adquiridos ou confeccionados os brinquedos? Por que se criou uma ideia que livro é obrigação e não prazer? Quais seriam as formas de entretenimento atuais que ampliam o repertório cultural e também são prazerosas? Quais as mudanças comportamentais advindas da sociedade de consumo contemporânea? Quais os reflexos no comportamento infantil e adolescente?

Materiais Relacionados

1. Assista com antecedência ao curta metragem Clandestina Felicidade

2. Leia ou releia o conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector.

3. Conheça Vida e Obra de Clarice Lispector no site oficial da escritora

4. Um filme igualmente derivado de uma obra literária e que também retrata a vida de uma menina é Vida de Menina (o livro é o diário de Helena Morley, que viveu sua infância em Diamantina, MG, no final do século XIX). O filme homônimo é de Helena Solberg. As semelhanças entre estas obras e o curta metragem proposto são várias: ambos derivam de obra literária e retratam, em forma de crônica de um tempo antigo, a infância permeada pela literatura. Clique aqui e saiba mais.
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Clandestina Felicidade

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.