Conteúdos

Cinema

Objetivos

Discutir gêneros do cinema e da literatura;
Refletir sobre nossas referências culturais, exercícios de autoconhecimento;
Discutir preconceitos e conflitos culturais;
Conhecer a técnica de stop motion e seu uso em filmes de animação;

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais.
 

1ª Etapa: Apresentação do filme

O filme pode ser exibido sem necessidade de pesquisas prévias, apenas com a apresentação dos diretores. Também é interessante falar da técnica de stop motion para que os alunos reparem na simplicidade da produção.

2ª Etapa: Conversa sobre o filme e discussão sobre os gêneros literários e cinematográficos

Língua Portuguesa e Inglesa:

O desenho faz uma brincadeira com as características mais marcantes de alguns gêneros. É uma oportunidade para se discutir o significado de gênero e a identificação de suas marcas no filme. Por exemplo, a moça que chega em um carro conversível no posto de gasolina é loira e usa luvas pretas longas, lembrando a loira fatal dos filmes noir. (leia mais sobre o filme e os gêneros cinematográficos no material de apoio)

Os professores, nas suas disciplinas, podem solicitar pesquisas sobre os gêneros mostrados no filme: terror, road movie (filme de estrada), filme histórico ou épico, filme noir, musical. Cada grupo de alunos pode pesquisar um gênero, seus elementos e compartilhar com a classe.

 

3ª Etapa: Rever o desenho

Após a discussão sobre os gêneros e a segunda assistência do filme, os alunos identificarão com mais clareza cada elemento dos gêneros cinematográficos utilizados no filme (a música, o cenário, a caracterização dos personagens);

A partir da identificação dos principais elementos de cada gênero, pode-se transportar essa discussão para os gêneros literários e suas respectivas marcas.

 

4ª Etapa: Discussão sobre as referências culturais

Ciências Humanas e Linguagens e Códigos:

Os filmes de gênero condensam alguns elementos que dialogam com nossas referências culturais. Por exemplo, os filmes com histórias de vampiros estão na moda. Com eles, toda uma ambiência de mistério (cenários escuros e tramas com certa morbidez) tornou-se familiar aos adolescentes contemporâneos. Houve épocas em que os filmes musicais eram muito apreciados pela juventude, que aprendia a sapatear como os artistas do cinema. A música clássica tocada no filme refere-se a um período histórico em que a música erudita era mais valorizada e conhecida que os tempos atuais.

O personagem do filme sofre preconceito porque sua imagem remete a um monstro. No entanto, a garota punk se identifica com ele, beijando-o. Para a cultura punk, o visual de Frank é moderno, familiar, nada amedrontador.

 

5ª Etapa: Produção de roteiros: Histórias sobre conflitos culturais e preconceito

Grupos de alunos podem desenvolver histórias e situações de ficção em que o protagonista enfrenta preconceitos por conflito de referências culturais (migrantes, choques de gerações, mudança de país, etc). A produção do texto será o roteiro de um curta de animação.

6ª Etapa: Criação de bonecos de massinha para ilustração das histórias criadas

A partir dos roteiros escritos pelos grupos, o professor de Arte pode orientar os alunos a construírem, com massinha, cenários e personagens para representarem a história criada;

A animação em stop motion pode ser desenvolvida com uma câmera fotográfica simples (até de telefones celulares).

Materiais Relacionados

1. Assista ao curta Frankenstein Punk em:
http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=frankenstein_punk

2. Você pode conhecer mais sobre a técnica do stop motion através do link http://www.tecmundo.com.br/player-de-video/2247-o-que-e-stop-motion-.htm e como fazer um desenho animado em massinha, no link: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-um-desenho-animado-em-massinha

3. Há outros filmes realizados com a técnica do stop motion, como O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, EUA1993), A Noiva Cadáver (Tim Burton, EUA, 2004) e A Fuga das Galinhas (Peter Lord, Reino Unido, 2000).

4. O segundo curta metragem de Cao Hamburger, A Garota das Telas, também é realizado em stop motion e também discute os gêneros cinematográficos. Pode ser acessado a partir do link do portacurtas:  http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=a_garota_das_telas

5. Para aprofundamento na comparação cinema e literatura, você pode consultar, por exemplo, o link:  http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1037&Itemid=2

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Frankenstein Punk

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.