Conteúdos

 Relação entra ciência X tecnologia X sonhos

Objetivos

Refletir sobre a relação entre ciência, tecnologia e a realização de sonhos;

Refletir sobre as grandes invenções da humanidade e a função social do cientista;
Conhecer a vida das comunidades e suas necessidades mais candentes; 
Compreender a animação como uma forma de expressão simbólica, conhecer os processos dos filmes de animação; 
 

1ª Etapa: Início de Conversa e Apresentação do Filme

O curta metragem de animação Rua das Tulipas tem apenas 10 minutos e pode sensibilizar crianças, jovens e adultos. A singela história do professor/inventor Paulino pode ser aproveitada em qualquer segmento escolar, as atividades sugeridas podem ser mais ou menos complexas, de acordo com a faixa etária a que for dirigida. A exibição não demanda introdução, apenas com recomendação para silêncio, já que a narração é bem importante. Após o debate pode-se propor nova exibição do filme.  

2ª Etapa: Debate sobre o filme

O desenho Rua das Tulipas possibilita muitas interpretações. Por isso o debate é fundamental (com grupos de todas as idades). Apresentar a própria visão, respeitar a dos demais já é um excelente exercício sobre a polissemia das obras audiovisuais e artísticas. É possível que surjam discussões sobre o sentido da vida, o desenvolvimento científico ou a comunidade onde o professor estava inserido, enfim, cada pessoa e cada faixa etária dará ênfase a um aspecto diferente do filme. O (a) mediador (a) pode ir anotando na lousa as várias impressões captadas e, ao final do debate, organizá-las para a proposta das atividades derivadas dessa experiência. 

3ª Etapa: Ciências da Natureza – Cientistas são gênios?

É interessante como, no imaginário de todos, cientistas e inventores são meio malucos, “nerds”, solitários, despenteados, distraídos, atrapalhados. Usam óculos, têm ideias mirabolantes para achar a solução dos problemas. Lendas como a de que Isaac Newton formulou a lei da gravidade quando uma maçã caiu em sua cabeça ou que Arquimedes descobriu a lei do empuxo quando estava na banheira e saiu gritando “eureka”! são comuns Esses são mitos que distanciam as pessoas dos cientistas, como se eles não fossem pessoas “normais” que se dedicam às atividades de pesquisa, como tantos outros profissionais. Também é comum a imagem da descoberta científica como um acaso e não como fruto de árduo trabalho.  

 

Uma atividade interessante para todas as idades é propor que cada aluno desenhe um cientista. Em seguida, os desenhos podem ser compartilhados e esse estereótipo pode ser discutido: será que alguém desenhou uma mulher? Será que muitos desenharam pessoas com cabelos desgrenhados? De óculos? De avental branco? Será que imaginaram inventores dos séculos passados? Alguém pensou em um cientista de hoje? Alguém se lembrou de que muitas descobertas estão sendo realizadas atualmente, no mundo todo, por homens e mulheres “comuns”? Essas pessoas são famosas? Estão na mídia? São celebridades? Como a profissão é vista?  

 

4ª Etapa: Língua Portuguesa e Ciências Humanas – as grandes invenções da humanidade, pensadores (as), cientistas;

 – Após a discussão sobre o imaginário do cientista, é interessante voltar ao filme e tentar categorizar que tipo de cientista é o Professor Paulino: físico, astrônomo, matemático, filósofo, ou artista? É um bom momento para se pensar que muitos cientistas/pensadores/inventores não se vinculavam necessariamente a um campo específico da ciência. Grandes pensadores eram transdisciplinares. No século XVII é que os saberes começaram a ser compartimentados.

 

– Vale discutir se o professor Paulino se encaixa na imagem de “cientista maluco”. E também pensar  sobre a relação entre suas invenções e as necessidades da sua comunidade. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia se deu a partir das necessidades e dos sonhos das pessoas. Daí pode-se propor um debate sobre as funções sociais da ciência e uma pesquisa sobre as invenções que proporcionaram grandes avanços para o desenvolvimento da humanidade. São várias as possibilidades: 

 

. crianças pequenas podem procurar pequenas invenções na cozinha de suas casas (descascador de legumes, caixas de fósforos, eletrodomésticos), enquanto os mais velhos poderão ser desafiados a localizar invenções e contextualizá-las;

 

. pode-se propor uma pesquisa sobre as mulheres cientistas como Marie Curie, Rosalind Franklin, Rita Levi-Montalcini, Maria Montessori? E as brasileiras, Elisa Frota-Pessoa, Bertha Lutz e Nise da Silveira

 

– Podem ser realizadas produções de textos e de desenhos (inspirados nos desenhos do filme) sobre as grandes invenções e os (as) grandes inventores (as);

 

5ª Etapa: Arte – Produção de curta de animação

Rua das Tulipas é uma animação que pode ser apreciada por todas as idades. A técnica do stop motion é muito fácil de ser realizada por qualquer pessoa. Tanto crianças como adultos se beneficiarão com a confecção de um roteiro simples, a “brincadeira” de modelar massinha e compor os personagens e cenários. Trata-se de um caminho de expressão artística muito acessível e com muitas possibilidades de desdobramentos. No link “para saber mais”, o professor pode aprender como orientar uma oficina de animação com seus alunos. 

 

O (a) Professor (a) de Arte pode dividir a classe em grupos para a realização de um curta metragem, a partir da técnica do stop motion, tendo como tema central uma grande invenção para resolver os problemas de uma comunidade.

 

A atividade será dividida em etapas: formação dos grupos, elaboração do roteiro, construção dos personagens, construção dos cenários, fotografia das cenas, montagem do curta metragem. 

 

A exibição do resultado para a classe e, se possível, para outras classes, é a etapa que consagra o trabalho.

 

Materiais Relacionados

1.O site da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) apresenta informações sobre eventos e publicações científicas, e mantém duas revistas de divulgação científica: Ciência Hoje e a Ciência Hoje das Crianças, ambas disponíveis online. 

Revista Ciência Hoje: http://cienciahoje.uol.com.br/
Revista Ciência Hoje das Crianças: http://cienciahoje.uol.com.br/
 
2.A Rede Globo e o Instituto Ciência Hoje criaram alguns pequenos vídeos para aproximar os estudantes dos estudos científicos. Eles mostram o trabalho científico como uma profissão muito diferente da ideia do cientista como um ser genial, solitário e esquisito, como é comum nas revistas e filmes. Assista aos vídeos nos links:
 
3.A animação é uma expressão antiga e agrada crianças, jovens e adultos. A técnica do stop motion é fácil de ser realizada até por crianças pequenas. Para saber mais sobre animações, há vários caminhos:
Sobre a história da animação consulte: http://animablog.wordpress.com/historia/
 
Saiba como fazer um desenho animado em massinha, no link:  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-um-desenho-animado-em-massinha
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Rua das Tulipas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Abolição da escravatura no Brasil

Material possibilita estudar o assunto como resultado de processo envolvendo diversos agentes e fatores

Avatar Autor: Suzane Jardim

Question Tags

Aprenda dicas, casos especiais e exceções para utilizar esses complementos da língua inglesa

Avatar Autor: Leonardo Moreno Domingues

Pluralidade cultural e beleza

Material permite estudar padrões de estética de diferentes tempos, regiões e sociedades

Avatar Autor: Suzane Jardim

A matemática na localização de terremotos

Compreenda o uso do sismógrafo para encontrar o epicentro de abalos sísmicos

Avatar Autor: Amanda Oliveira Calazans

Receba NossasNovidades