Conteúdos

 Condições da velhice no Brasil e a realização de sonhos.

Objetivos

• Refletir sobre os relacionamentos intergeracionais e suas possibilidades de enriquecimento mútuo;

• Conhecer e discutir a condição da velhice no Brasil e no mundo; 
• Refletir sobre os sonhos e a realização dos mesmos;
• A partir do fenômeno dos balões, conhecer o princípio de Arquimedes, empuxo, gravidade, força de arrasto, força de atrito;
• Discutir sobre “ser cientista”: desdobramentos, ética e idealizações; 
• Conhecer a geografia física da América do Sul;
• Pensar os marcos da história pessoal e social.
 

1ª Etapa: Atividades interdisciplinares com uma cena:

•Há no filme uma narrativa de quase 5 minutos sem nenhum texto (está no trecho que vai do ponto 7min20seg ao 11min40seg ou no Menu, escolha a cena 3). A cena conta décadas da vida em comum do casal Carl e Elie. É uma cena emotiva, especialmente em virtude da trilha sonora tocada. Essa cena pode ser re-exibida (no mesmo dia da exibição ou na aula seguinte) e trabalhada com diferentes enfoques nas áreas de História, Língua Portuguesa e Arte. 

Língua Portuguesa: Pode ser solicitado aos alunos que escrevam um texto sobre o tempo em que Carl e Elie viveram juntos, a partir do que os alunos lembrarem desses 5 minutos de narrativa. Após alguns dias, os alunos podem compartilhar os textos e verificarem as diferenças, porque certamente cada aluno captou alguns detalhes da história. 

Arte:  Após a observação da forma como o filme mostrou, apenas com imagens, a passagem do tempo, os alunos podem criar uma narrativa de alguns anos de suas vidas apenas com desenhos, elegendo marcos significativos como nascimento, entrada na escola, formatura, casamento, viagens, etc. Outra opção é construírem o cenário da cena do filme com sucata ou massinha (a casa, os balões, os personagens, as montanhas rochosas).

• História: A cena escolhida apresenta 50 anos da vida do casal em 5 minutos. Há algumas indicações dos momentos históricos em que as cenas se passam. Esse pode ser o ponto de partida para tratar os conceitos de memória pessoal, coletiva e histórica. Pode-se propor aos alunos que construam os marcos históricos da vida dos personagens ou que contextualizem as suas histórias pessoais (esta atividade pode se articular com a proposta anterior. 

 

2ª Etapa: Princípio de Arquimedes e outros conceitos

Os professores podem se valer do filme Up Altas Aventuras para discutir como os balões conseguem subir, apesar de serem mais pesados que o ar. O mesmo com o dirigível de Charles Muntz. Essa explicação pode ocorrer tanto em um debate mais rápido com crianças menores, como de forma mais aprofundada entre alunos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, nas aulas de Ciências ou Física. Os princípios físicos das trocas de energia ou empuxo (Princípio de Arquimedes), dependendo das instalações da escola, podem ser ensinados com algumas experiências em laboratório ou mesmo em sala de aula. Neste caso, até com experiências simples como o gelo que não afunda em um copo de água, os conceitos podem ser compreendidos. Consulte os links sugeridos no “para saber mais” para selecionar e preparar as atividades. 

3ª Etapa: Ciências: ser cientista/instrumentos de orientação

• O filme traz uma oportunidade de se discutir a ética e a idealização dos cientistas. Carl e Elie eram crianças que sonhavam em se tornar exploradores. Quais as profissões que podem ser identificadas com os exploradores do filme? Arqueólogos, geógrafos, geólogos, biólogos (botânicos, zoólogos), físicos (astrônomos), enfim, muitas são as atividades de pesquisa científica que podem interessar e encantar crianças e jovens. Porém, o filme também faz uma discussão sobre a ética dessas profissões. Charles Muntz é um personagem que é ídolo de Carl e Elie, porém, usa seu conhecimento para benefício próprio, sem compromisso com o desenvolvimento da ciência. Há, inclusive, uma sugestão que Muntz enlouqueceu com o tempo, ao tentar provar sua inocência junto à comunidade científica. 

• Outra discussão interessante que o filme pode estimular é sobre os instrumentos de orientação desenvolvidos ao longo da história. Por exemplo, o astrolábio foi uma importante invenção na antiguidade, que interferiu nas navegações e estudos de astronomia. As grandes navegações só puderam existir em virtude do desenvolvimento tecnológico como a invenção da bússola e o aprimoramento da cartografia. No filme, Russel mostra a Carl um GPS (que ele perde, em seguida). 

 

4ª Etapa: Geografia da América do Sul

O Paraíso das Cachoeiras existe na realidade, trata-se do Salto del Angel, na região sudoeste da Venezuela, próximo à fronteira Brasil-Guiana. O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima que tem uma área de 30.000 km² e é um monumento considerado pela UNESCO, desde 1994, Patrimônio da Humanidade. Além de estudar com os alunos o mapa da América do Sul, para localizar a viagem de Carl e Russel, o professor pode exibir o curta metragem A aventura está lá fora, de 22 min, que consta nos extras (bônus) do DVD. O curta conta a expedição da equipe de produção do filme na região do Parque Nacional de Canaima. Não apenas apresenta a paisagem, as construções rochosas, as plantas, com as dificuldades passadas pela equipe de filmagem. 

5ª Etapa: Língua Portuguesa – analisando os personagens

Três dos personagens do filme são idosos (Carl Fredricksen, Elie e Charles Muntz). Características tanto físicas como comportamentais da velhice são apresentadas no filme: por exemplo, Elie tem dificuldades de andar e depois adoece; Carl precisa de uma bengala, tem dores nas costas; Charles Muntz é ainda mais velho que Carl e também apoia-se em uma bengala. No aspecto comportamental, Carl é impaciente e algumas vezes grosseiro (mesmo que se arrependa depois), tende à acomodação (já quis uma vida de aventuras, mas agora deseja sossego, nada de novidades), além de manter-se sempre apegado do passado (a memória de Elie e a casa). O menino Russel é um contraponto a Carl: é inquieto, ansioso, curioso, afeiçoa-se aos animais e quer leva-los com ele, tem ousadia e coragem, às vezes é inconsequente. 

O aprofundamento da construção dos personagens pode levar a várias conversas e atividades sobre as relações inter-geracionais. Muitas crianças e adolescentes convivem com seus avós e/ou outros parentes idosos. O relacionamento colaborativo e afetivo é parte da vida deles, mas nem sempre se tem consciência disto. Como auxílio para se pensar a representação da velhice no cinema, sugere-se o artigo Cinema e velhice.

6ª Etapa: Exibição do Filme.

É bem possível que o filme já seja conhecido dos alunos (de qualquer idade), mas isso não é problema porque agora ele será exibido num contexto de atividade educativa. É interessante que indagar os alunos para saber quem já assistiu ao filme e ressaltar que há muitos detalhes, assim aqueles que já o conhecem poderão descobrir outros encantos. Este plano traz várias sugestões de atividades, sendo possível selecionar as mais adequadas ao grupo e às disciplinas envolvidas com este trabalho. 

Materiais Relacionados

• O filme de animação Up Altas Aventuras é uma produção da Disney Pixar e oferece um site oficial, com jogos interativos relacionados aos personagens, que podem divertir as crianças. O link é: http://www.disney.com.br/filmes/dvd/up/

• O fenômeno dos balões pode estimular o aprendizado do princípio de Arquimedes e os conceitos da Física dos fluidos como empuxo, gravidade, força de atrito, força de arrasto, etc. Há sites que explicam de forma didática esse fenômeno a partir dos balões, como: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/principio-fisico-que-explica-voo-dos-baloes.htmhttp://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=37

E, ainda, o site português, muito interessante:
 
• O Paraíso das Cachoeiras, citado no filme, na verdade é o Salto Angel, considerada a maior cachoeira do mundo e fica na região sudoeste da Venezuela. Mais informações podem ser obtidas no link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u631242.shtml
 

Arquivos anexados

  1. Cinema e Educação: Up – Altas Aventuras

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.