Conteúdos

Substância pura simples e substância pura composta.

Mistura homogênea e mistura heterogênea.
 

Objetivos

– Explicar a diferença entre substância e mistura com base nas propriedades da matéria;

– Diferenciar substância simples de composta do ponto de vista macroscópico e microscópico;

– Utilizar modelos de esferas para representar substância simples, composta e mistura;

– Conhecer e estudar as técnicas utilizadas para separar uma mistura das várias substâncias de que ela é constituída;

– Dominar e manusear no laboratório as técnicas de separação desses processos.

 

1ª Etapa: Introdução a classificação da matéria

A Química é definida como a ciência que estuda a matéria e suas transformações e a matéria é definida como tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Sendo assim, não é difícil perceber a quantidade imensa de matérias diferentes, e a importância da aquisição de conhecimento no que diz respeito à Química, para destacar essa importância. Para abordar este tema, o link 1 pode servir de referência.

 

Devido à  grande quantidade de matérias diferentes existentes, há uma necessidade de organização para uma melhor compreensão do assunto e por isso foi criada uma classificação.

 

Um conhecimento em relação à classificação da matéria pode ser adquirido pelo alunos assistindo o vídeo do link 2.

 

Obs: não é o professor que trabalha com a aula expositiva, dessa vez os alunos irão adquirir o conhecimento sem a presença do professor. Ele fará o papel de mediador.

 

2ª Etapa: Parte Experimental

Com o conhecimento adquirido na parte introdutória, o grupo terá condição de realizar um experimento: o objetivo é perceber que uma mistura é a junção de diferentes substâncias e que as misturas  podem ser separadas. Já as substâncias como unidades formadoras da matéria se encerram ali.

Obs: Dividir a turma em grupo de até quatro alunos.

O objetivo dessa parte é identificar e classificar uma mistura em homogênea ou heterogênea.

 

PROCEDIMENTO E OBSERVAÇÕES:

1. Prepare as seguintes misturas nos respectivos tubos de ensaio.

2. Agite-os utilizando a baqueta e deixe-os em repouso durante 3 minutos, para que a mistura possa ser analisada e classificada em homogênea ou heterogênea e, quando heterogênea, determine o número de fases.

 

3ª Etapa: Verificando a aprendizagem

Os grupos devem preencher fichas com as seguintes questões. Todas as questões você encontro no material de apoio deste plano de aula.

 

 

4ª Etapa: Fechamento

Para fazer o fechamento do assunto estudado, os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as fórmulas de todas as substâncias mencionadas nessa aula e, na sequência, classificá-las em substâncias puras simples ou substâncias puras compostas.

Materiais Relacionados

Material para a parte experimental

Espátula de medida, tubos de ensaio, baqueta, carbonato de cálcio, cloreto de sódio, açúcar e água..
Links para consulta
o Link 1: mundos invisíveis http://www.youtube.com/watch?v=d8aTgIAMkCE
o Link 2: classificação da matéria http://www.youtube.com/watch?v=jBurDUsdRhY
 

Arquivos anexados

  1. Classificação da Matéria
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