Conteúdos

Conceitos: Floresta e Vegetação.
Código Florestal.

Objetivos

Compreender o conceito de florestas e de vegetação;
Conhecer o código florestal vigente e as principais mudanças propostas pelo texto do deputado Aldo Rabelo;
Discutir as mudanças propostas no código florestal de maneira crítica e consciente.

1ª Etapa: Apresentação dos conceitos

Inicie a aula mostrando imagens das florestas Amazônicas e Mata Atlântica, dando ênfase à biodiversidade nelas presente.

Em seguida faça algumas perguntas para verificar o que os alunos sabem acerca do assunto, por exemplo:



• Quais são as florestas brasileiras?

• O que é biodiversidade?

• Qual a importância de se preservar o meio ambiente?



Anote algumas respostas na lousa e inicie uma exposição sobre os conceitos de floresta, vegetação, bioma e meio ambiente. Além disso, apresente as principais características da floresta Amazônica (equatorial) e Mata Atlântica (tropical).



Ao final da aula peça para que os alunos façam um glossário contendo os conceitos discutidos na aula.

2ª Etapa: Apresentação do tema

Inicie esta etapa perguntando aos alunos se ouviram na mídia algo sobre o “novo código florestal” e o que acham sobre ele.

Se as repostas forem em defesa do novo código questione-os sobre a biodiversidade, se não acham que o código vai contra a proteção dela. Mas se as respostas forem contra, indague-os sobre a agricultura, como ficará a produção de alimentos se as áreas não puderem mais ser devastadas.



O objetivo desta etapa é confrontar a opinião dos alunos, fazer com que eles pensem que a questão é muito complexa e que é necessário se aprofundar no assunto para formar opinião.



Anote na lousa as principais ideias que surgirem.



Após a discussão passe o vídeo “Código Florestal em Perigo” aos alunos. Este vídeo apresenta ideias contrárias à nova proposta para o código florestal.



Em seguida apresente e leia com eles a entrevista “Código Florestal precisa deixar o agricultor em paz”, publicada no jornal Valor Econômico, com o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP). Ele defende o texto proposto para o novo código. É importante que os alunos tenham acesso a opiniões diferentes sobre o assunto para que a discussão seja mais interessante.



Ao final da aula divida os alunos em dois grupos. O primeiro deverá pesquisar e preparar uma apresentação sobre o código florestal vigente. E o segundo deverá fazer o mesmo, com o texto proposta para o novo código florestal. Peça que elaborem uma síntese contendo os principais pontos de cada código para entregar aos colegas do outro grupo.



Além da pesquisa e da síntese, é preciso informar os alunos que o material produzido será utilizado, posteriormente, para embasar um debate entre os defensores de cada um dos dois textos: o primeiro representará o texto da lei vigente e o segundo, o texto do “novo código florestal”.



Neste contexto, não é necessário que todos os alunos de cada grupo participem das atividades. Sugira que dividam responsabilidades: apresentação, debate, etc. Porém todos deverão estar preparados para perguntas a serem feitas pelos colegas. É importante indicar onde os alunos deverão encontrar estes textos e sites sobre o assunto.

3ª Etapa: Apresentação dos códigos

Os alunos deverão fazer uma apresentação dos principais pontos de cada código, entregando as sínteses para os colegas.

Após a apresentação de cada grupo, peça que façam (em duplas ou trios) uma tabela contendo uma comparação entre os dois códigos com as principais mudanças.

4ª Etapa: Debate

Organize o debate da seguinte forma:



1. Os alunos devem se preparar para defender um texto e atacar o outro;

2. A ordem das perguntas será decidida por sorteio;

3. O grupo 1 deve fazer uma pergunta ao grupo 2 sobre algum aspecto do código que julgue importante. Peça para que elaborem perguntas contextualizadas, ou seja, que contenham situações reais que envolvam decisões. Por exemplo, apresentem algum caso de proprietário de terra e perguntem como o código trata a questão.

4. O grupo 2 deverá responder à pergunta apresentando a solução, de acordo com ‘seu código’;

5. O grupo 1 fará a tréplica, questionando pontos que não ficaram claros na resposta do grupo 1.

6. O professor fará perguntas aos dois grupos sobre a situação apresentada pelo grupo 1.

7. Reinicia-se o processo com o grupo 2 fazendo a pergunta ao grupo 1.



Sugestão para a avaliação:

Produções textuais;

Apresentação;

Desempenho durante o debate;

Conteúdo das questões elaboradas pelos grupos.

5ª Etapa: Início de Conversa

O código florestal brasileiro protege não somente as florestas brasileiras, mas também toda a vegetação do País. Assim é importante que os alunos entendam o conceito de florestas e vegetação e a importância destes para o meio ambiente e para a vida das pessoas. Além disso, é importante conhecer os textos do código vigente e da proposta para o novo código, assim como opiniões diversas sobre eles.

Materiais Relacionados

Sobre as florestas:

Florestas Brasileiras – a situação da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica

Sobre os biomas:

Introdução sobre como funcionam os biomas

IBGE lança o Mapa de Biomas do Brasil e o Mapa de Vegetação do Brasil, em comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade

Sobre o código florestal:

Código Florestal em Perigo (vídeo)

“Código Florestal precisa deixar o agricultor em paz” (entrevista)

Arquivos anexados

  1. Código Florestal: Entre o Código Vigente e a Nova Proposta

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