Conteúdos

– Vocabulário: Colours

Objetivos

– Analisar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a língua inglesa
– Introduzir o vocabulário das cores em inglês
– Associar oralidade com escrita da língua inglesa

1ª Etapa: Diagnóstico do conhecimento prévio

Saber qual o grau de familiaridade que os estudantes possuem em relação à língua inglesa é extremamente importante, pois um diagnóstico prévio possibilitará determinar qual sequência de conteúdos deverá ser abordada. Tal avaliação poderá ser feita durante o desenvolvimento dessa aula, observando o desempenho dos alunos nas atividades.

O (a) professor (a) iniciará a aula perguntando aos alunos se eles conhecem palavras em inglês e quais são elas. Apresentará algumas palavras do idioma usadas no cotidiano, e seus significados, por exemplo: hot dog, download, yes, play, top model, milkshake, hamburguer, light, fashion, fitness, cheeseburguer, big brother, notebook, outdoor. No item 2 da seção “Materiais Relacionados”, há uma lista com dezenas de expressões que podem ser utilizadas.

2ª Etapa: Proposta de jogo

A seguir, o (a) professor (a) apresentará algumas palavras em inglês (cores): red, blue, pink, green, purple, orange, brown, yellow e grey. O (a) professor (a) irá instigar os estudantes quanto ao significado dessas palavras.

Importante ressaltar que, talvez, metade da turma saiba o significado de todas as palavras, e a outra metade nunca tenha ouvido falar a respeito. Então, para conhecer e fixar a aprendizagem, os alunos devem desenhar usando as cores mencionadas.

Os jogos são excelentes aliados para ensinar línguas. Nesse plano de aula, o bingo será utilizado como ferramenta didática.

Deverá ser previamente impressa a cartela do bingo abaixo, disponível no link que encontra-se na seção “Materiais Relacionados”. As impressões podem ser coloridas, ou os alunos podem pintar os desenhos com as cores correspondentes. Caso a impressão não seja viável, é possível que cada criança produza sua cartela de bingo, desenhando e pintando segundo o modelo disponibilizado.

O (a) professor (a) irá entregar uma cartela para cada estudante e, em seguida, irá “cantar” (pronunciar as cores em voz alta) o bingo. É importante explicar que o objetivo não é completar a cartela, como de costume nesse jogo, mas sim conhecer o vocabulário das cores e reconhecer / associar a oralidade (pronúncia) com a escrita das cores estudadas.

Ilustração de uma cartela de bingo com nove casas. Em cada casa, há uma cor diferente.

Materiais Relacionados

1 – As cartelas do bingo estão disponíveis neste link
2 – 100 palavras em inglês que usamos no cotidiano, disponíveis nesse site

 

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Colours Bingo
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