Conteúdos

A importância da alimentação saudável; Alimentos naturais; A diversidade das frutas;Construção de gráficos simples;Situações problema.

 
 

Objetivos

– Ampliar o conhecimento sobre alimentos naturais e saudáveis;
– Estimular bons hábitos de alimentação;
– Construir habilidades para o trabalho colaborativo em grupo;
– Explorar a diversidade de nomes, cores, sabores, texturas, tamanhos, semelhanças e diferenças, quantidades e aromas;
– Introduzir o trabalho com gráficos.
 

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

Iniciar a aula com o livro A Cesta de Dona Maricota, Tatiana Belinky.

 

Iniciar a roda de conversa solicitando aos alunos informarem o que mais gostaram na leitura.

Introduzir o tema alimentação e alimentação saudável, a partir dos questionamentos: “O que tinha na cesta da Dona Maricota? Todos os alimentos são bons para a nossa saúde?  Escute as respostas das crianças e procure relacionar a temática com a história lida.

 

2ª Etapa: Agrupar Informações

Solicitar aos alunos como tarefa, que pesquisem, recortem e tragam imagens de diversas frutas e registrem em uma folha as frutas que conhecem e as que  mais gostam. Aponte que esta atividade deve ser acompanhada pela família  dos alunos.

 

3ª Etapa: Construir o projeto

A partir das pesquisas dos alunos, mostre todas as frutas pesquisadas e inicie o registro do nome de cada uma delas em ordem alfabética. A partir da intervenção do professor, os alunos devem observar o número de letras, sílabas, letras inicias e finais de cada fruta.

Proponha aos alunos agrupar as imagens das frutas pesquisadas e elaborar cartazes trabalhando as quantidades, igualdades e diferenças de cada uma delas. Aproveite para pedir que as crianças apontem as diferenças e anote o significado que atribuem aos nomes. As crianças normalmente elaboram significados muito preciosos e que podem ser utilizados em outros momentos.

 

4ª Etapa: Mãos à Obra

Os alunos,  em grupos, deverão fazer uma lista de frutas que, juntas,  formarão uma salada de frutas.  A partir da lista, faça o sorteio para dividir entre as crianças qual fruta cada um deverá trazer e os cuidados para acondicioná-las e a quantidade necessária.

 

Oriente os familiares, solicitando que enviem as frutas, que deverão  vir lavadas e cortadas.

 

 

 

5ª Etapa: Saboreando a salada de frutas

Após as intervenções da professora, e concluída as etapas esperadas dos conteúdos trabalhados, os alunos observarão e ajudarão na preparação da salada de frutas.

 

O trabalho é finalizado com a degustação da salada de frutas.

 

Materiais Relacionados

Sugestões de leitura: 
A cesta da Dona Maricota, editora Paulinas. Escritor: Tatina Balinky.
 
Não gosto de salada, editora WMF Martins Fontes. Escritor e Ilustrador:Tony Ross
 
Eu nunca vou comer um tomate, editora Atica. Escritor:Lauren Child (Série: Charlie e Lola)
 
Links  sobre a diversidade dos alimentos naturais e seus componentes nutricionais:
 
 
 
 

Arquivos anexados

  1. Comer… Comer… Para poder crescer
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.