Conteúdos

Planagem dos aviões 

Objetivos

Desenvolver  postura investigativa
Perceber alguns elementos que interferem na capacidade de planagem do avião, como a forma, o mecanismo de lançamento, o peso e a presença do vento. 
Desenvolver as primeiras noções de equilíbrio no ar.

 

1ª Etapa: Início de conversa

Quem nunca brincou de fazer e jogar aviões de papel? Essa pergunta é fácil de ser respondida, pois até mesmo nos dias atuais em que a tecnologia é a principal parceira das crianças, a tradicional brincadeira de jogar aviõezinhos de papel ainda pode ser vista. E por que não utilizá-la em sala de aula para abordar temas como planagem e equilíbrio? 

2ª Etapa: O que sabemos sobre os aviões?

Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito dos aviões, como foram inventados, por quem, como se mantém no ar, entre outras questões. Você pode buscar referências de perguntas a debater com o grupo no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, porém é importante que não dê as respostas exatas aos alunos, pois estas serão elaboradas ao longo das propostas.

Em seguida, solicite que, em duplas, eles pesquisem na sala de informática e na biblioteca da escola mais informações a respeito de quem foi Santos Dumont e sua importância para o assunto abordado.

Após esse momento inicial, organize espaços para que os alunos compartilhem entre eles os dados coletados, seja em forma de seminário, produção de cartazes ou uma roda de conversa. Essa exploração inicial será fundamental na continuidade do trabalho, pois por meio dela o professor terá acesso ao conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema.

 

3ª Etapa: Como o avião voa?

Nessa primeira experiência, pergunte aos alunos se eles sabem por que os aviões voam. Ouça e, se achar importante, anote as hipóteses levantadas por eles. Em seguida, sugira que construam aviões de papel da forma como souberem, sem dar nenhuma instrução a respeito dessa produção e deixe que brinquem livremente com eles.

Solicite que observem durante essa exploração alguns itens importantes sobre o voo como: é alto, rápido, baixo, cai rapidamente, voa mais longe, gira no ar, entre outros.

Ao final da experimentação, converse com o grupo sobre o que observaram e pergunte por que o avião de papel voa. Deixem que eles discutam a respeito do assunto e levante questões relacionadas ao peso do papel, ao formato do avião e ao lugar em que eles foram lançados (ambiente externo ou interno). Depois, solicite aos alunos que registrem em uma folha o que observaram nessa exploração inicial.

Nesse momento, de forma a ampliar a percepção dos alunos a respeito da estrutura do avião e a relação dela com o voo, pergunte a eles como os aviões de papel precisam ser para voar. Compare com os alunos os diferentes modelos produzidos por eles de forma a facilitar essa percepção.

Aqui é esperado que os alunos percebam características importantes para o voo dos aviões tais como a presença de asas, a influência do vento, a diferença entre a forma e a simetria, por exemplo.

 

4ª Etapa: Como cai o avião?

Entregue aos alunos duas folhas de papel iguais, uma já em formato de avião e outra amassada como uma bola. Peça que soltem as duas folhas ao mesmo tempo no chão e da mesma altura e observem o que acontece.

Pergunte aos alunos o que eles perceberam com essa experiência. Espera-se que nesse momento eles observem que a bola cai para baixo enquanto que o avião tem uma tendência a ir para a frente, associando ao fato de seu formato possuir asas. Aqui o professor poderá também associar a queda das duas folhas com a queda de uma folha de árvore.

 

5ª Etapa: Construindo diferentes tipos de avião

Posteriormente, organize pequenos grupos de confecção de aviões de papel e disponibilize para eles folhas e um molde de dobradura de um avião diferenciado daqueles que foram produzidos inicialmente. Você poderá encontrar 12 modelos diferentes de aviões de papel no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Assim eles criarão um repertório maior e poderão depois ensinar os outros colegas.

Com os novos aviões prontos, solicite que eles se posicionem lado a lado e, ao sinal dado, atirem-nos verificando qual modelo foi mais longe. Caso os alunos não consigam perceber na primeira vez, voltem à posição inicial e repitam o lançamento. 

Quando chegarem a uma conclusão de qual modelo foi o mais rápido, crie com os alunos um texto coletivo ou uma lista com as características do avião selecionado. Caso tenha sido escolhido mais de um modelo, faça a comparação das características comuns entre eles.

 

6ª Etapa: Transportando clipes em seus aviões

Nessa proposta, entregue a cada aluno seis clipes e solicite que façam o transporte deles em seu avião de papel. Deixe que eles decidam sozinhos como farão isso (preso nas asas do avião, no meio, no bico, etc), qual a forma mais eficiente.

Depois que brincarem, promova uma roda de conversa para que os alunos apresentem suas considerações a respeito da experiência e do melhor lugar que encontraram para transportar os clipes. Durante a conversa solicite que alguns alunos mostrem como ficou o voo de seu avião com os clipes, de forma a avaliarem as diferenças entre os voos.

É fundamental que nessa atividade eles percebam a importância de se equilibrar o peso dos clipes no avião, garantindo assim um bom desempenho no voo.

 

7ª Etapa: Observando o voo dos aviões

Para finalizar o trabalho com os aviões convide um especialista em aeromodelos para ir até a escola conversar com a turma e realizar um voo desse tipo de equipamento junto com eles. Essa pessoa poderá inclusive tirar dúvidas dos alunos que por ventura ainda não foram sanadas.

Caso não seja possível, assista com o grupo a um vídeo do voo do maior aeromodelo do mundo disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre Santos Dumont acesse o link http://educacao.uol.com.br/biografias/alberto-santos-dumont.jhtm
2. Para saber mais sobre aviões acesse o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o
3. Para saber como construir um bom avião de papel com os alunos acesse o link http://doidosdafisica.blogspot.com.br/2012/06/questao-1-quais-o-materiais-utilizados.html
4. Para saber mais modelos de aviões de papel acesso o link http://www.insoonia.com/12-diferentes-avioes-de-papel/
5. Assista com os alunos o vídeo sobre o maior aeromodelo do mundo no link http://www.youtube.com/watch?v=qA0-UhR2OkE

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Canudos: Primeira República – os conflitos

Entenda a origem dessa guerra e também sobre o Coronelismo no Nordeste do Brasil

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Realidade indígena no Brasil

Plano de aula aborda parte da história dos povos nativos do país

Avatar Autor: Júlia Bittencourt

Fluxos migratórios: Movimentos populacionais

Entenda quais são os motivos e as questões geográficas envolvidas nas migrações

Avatar Autor: Professora Júlia Bittencourt

Alfabetizando com a biografia do Ziraldo

Saiba como utilizar a história do autor para ensinar a escrever e ler

Avatar Autor: Professora Iracema Mendes Santos Alves

Receba NossasNovidades